Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Rodrigo Maia acusa Temporão de 'politizar' dengue

{ Posted on 02:41 by Edmar Lyra Filho }

O deputado federal Rodrigo Maia (RJ) acompanha a epidemia de dengue que se alastra pelo Rio de Janeiro com dupla preocupação. Além de ser presidente nacional dos Democratas, ele é filho do prefeito Cesar Maia, cuja gestão se encontra sob críticas.

Veio do ministro da Saúde a censura que mais incomodou aos Maia. Há três dias, em audiência com Lula, José Gomes Temporão responsabilizou o prefeito carioca pela explosão dos casos de dengue. Disse que, mercê do descuido da gestão Cesar Maia, a doença se alastra mais na capital do que no resto do Estado.

A exemplo do pai, Rodrigo Maia acha que o comportamento do ministro não está à altura da crise: "A prefeitura está contratando mais 800 médicos. O Sérgio Côrtes [secretário de Saúde do Estado], que não tem boa relação conosco, está fazendo a parte dele. Tenta abrir leitos hospitalares na zona oeste, uma área crítica. E vem o Temporão com essa conversa medíocre, querendo tirar proveito político."

Escorando-se dados colecionados pelo sítio Contas Abertas, o deputado traz à baila um detalhe: sob Temporão, a pasta da Saúde aplicou, no ano passado, só 55% dos R$ 68,1 milhões inseridos no Orçamento para ações de vigilância, prevenção e controle da malária e da dengue. Rodrigo Maia fustiga o ministro:

"Com esses dados, poderíamos dizer que o responsável pela crise é o Temporão, é o governo federal. Mas não creio que esse seja o caminho mais inteligente. Ficamos perplexos ao ver a forma como ministro tenta politizar um problema que é técnico. A responsabilidade pelo problema é compartilhada. Todos têm responsabilidade. A hora é de união de esforços da União com o Estado e o município.

Para Rodrigo, "Temporão está querendo agradar o Lula." O ministro sabe, diz o deputado, que a relação política do presidente com os Democratas "não é boa". E acha que, atacando a prefeitura carioca, "presta um serviço ao presidente." Acha que ele deveria portar-se como um quadro técnico, já que "não é ministro da área política."

A despeito das diferenças políticas, o deputado afirma que "são boas as relações administrativas da prefeitura com o governo federal." Menciona a "correção" do ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), do PT. Realça também a "regularidade" no trato do prefeito com o ministro Márcio Fortes (Cidades), do PP.

"Veja o caso do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. As principais obras do complexo do Alemão, aqui no Rio, serão executadas pela prefeitura", afirma Rodrigo Maia. "Na seara administrativa, portanto, a relação [do município com Brasília] é boa, exceto pelo Temporão."

O deputado insinua, de resto, que as críticas do ministro teriam inspiração paroquial. O Temporão já foi subsecretário de Saúde da prefeitura", diz Rodrigo Maia. "Meu pai o demitiu, por ineficiência, no final de 2001."

A despeito de toda a controvérsia, o presidente do DEM disse que a prefeitura não se eximirá de participar do "gabinete de gestão da crise" inaugurado pelo ministro da Saúde. A primeira reunião está marcada para esta segunda-feira (24). A iniciativa via unir as forças da União, do Estado e do município no enfrentamento da dengue.

"É claro que vamos participar", diz Rodrigo Maia. "Como disse, a responsabilidade é compartilhada. Da nossa parte, a prefeitrua vem fazendo e fará o que for preciso para reagir adequadamente ao problema. O governo do Estado também está reagindo adequadamente. O Temporão é que destoou. Com toda a crise da saúde brasileira, que se manifesta em vários Estados, o ministro querer botar a culpa na prefeitura do Rio é brincadeira."

Fonte: Blog do Josias

No Response to "Rodrigo Maia acusa Temporão de 'politizar' dengue"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina