Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Mendonça: “vou manter o Bolsa Família”

{ Posted on 21:13 by Edmar Lyra Filho }


O pré-candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho, garantiu hoje, numa reunião com moradores do bairro da Várzea, que um de seus compromissos com o povo do Recife é manter programas compensatórios como o Bolsa Família. Ao ser informado por moradores da Várzea que o PT está espalhando boatos de que ele acabaria com o programa Bolsa Família, Mendonça disse que este é um recurso muito utilizado pelos petistas para falsear a verdade. “Não posso ser contra um programa que favorece a comunidade. Inventam isso para me colocar contra o povo”, disse Mendonça.

Mendonça lembrou que o Bolsa Família é uma derivação de programas compensatórios implantados pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, como o Bolsa Escola e Vale Gás. “Vou manter o Bolsa Família, pois meu objetivo é fazer com que programas como este possam ajudar a mudar as condições de vida das pessoas”, disse, informando que em abril fará uma seminário para discutir políticas sociais e o Bolsa Família.

Na reunião com os moradores da Várzea, Mendonça disse que está discutindo com o povo problemas e soluções para o Recife numa visão crítica do que funciona e precisa continuar e do não funciona e precisa mudar. “Meu debate é um debate municipal referente à Prefeitura do Recife e isso se dá a partir da visão do que se espera da futura gestão do Recife e qual o meu compromisso com a comunidade”, disse Mendonça, ressaltando que a cada reunião com as comunidades no Recife o povo deixa claro que quer saber sobre a saúde, a educação, a área de lazer do seu bairro, o calçamento da sua rua.

Mendonça ouviu depoimentos sobre como estão funcionando as áreas de saúde, educação, transporte, trânsito, lazer, esporte, cultura e a execução do Orçamento Participativo que mais uma vez foi muito criticada pela população. “Já foi votado no Orçamento Participativo a criação de uma Policlínica no bairro da Várzea, mas ainda não foi feito, é mais fácil fazer o Parque Dona Lindu do que a construir essa unidade de saúde”, criticou a telefonista Cídia Fernandes.

Segundo a agente de saúde, Euda Santos, o atendimento do Posto de Saúde da comunidade é preventivo e não curativo. “Se alguém sofrer algum acidente não pode ser atendido aqui, tem que ir lá na cidade” reclamou a agente de comunitária. Mendonça disse aos moradores que está formando a equipe técnica que fará seu programa de Governo para apresentar ao Recife a melhor solução para problemas como os da saúde. “A melhor solução para situações como a da Várzea seria a ampliação no atendimento do PSF, a implantação de unidade de saúde que faça o atendimento de pequenas emergências ou mesma uma Policlínica”, afirmou Mendonça ressaltando que qualquer que seja a solução passa por mudança de gestão.

O democrata disse que é candidato de oposição e não abdica do direito democrático de criticar e de ter uma visão crítica da atual gestão do PT. “Se não tivesse essa postura, eu seria candidato pelo PT ou apoiaria o candidato do PT”, afirmou Mendonça, reafirmando que fará uma campanha de alto nível com críticas administrativas à gestão do PT e sem ataques pessoais. Ao falar em políticas sociais, Mendonça ouviu muitas reclamações em relação a educação municipal, principalmente ao Ciclo Aberto.

“Este programa está formando legiões de analfabetos. Os nossos filhos estão ficando sem aprender a ler e a somar”, criticou a moradora Cídia Fernandes. Mendonça Filho citou o fato de hoje no Recife 15% dos jovens estarem fora da escola como um problema grave. Na sua avaliação, para melhorar a educação no Recife a solução seria a implantação das escolas de tempo integral, onde o aluno passaria o dia na escola estudando com três refeições diárias. As escolas em tempo integral foram implantadas no Governo Jarbas/Mendonça e hoje é uma referência nacional de educação de qualidade.

Um outro problema citado pela comunidade da Várzea foi a revitalização do Campo do Banco, uma área de lazer do bairro. “Hoje os populares que moram ao redor do campo ficam às escuras. As mulheres correm risco até de serem estupradas. Isso não pode ficar assim”, criticou o líder comunitário João Neves, explicando que a prefeitura antes da atual gestão mantinha a iluminação do campo. Mendonça Filho ouviu as críticas ao descaso com a área de lazer do bairro e disse que um de seus compromissos com o Recife é os espaços de lazer, principalmente para as áreas mais carentes. “Ao invés de gastar R$ 30 milhões no Parque Dona Lindu, reduziria este custo e 85% desses milhões, investiria em área de lazer e cultura nas comunidades carentes”, anunciou.

Fonte: Democratas Pernambuco

No Response to "Mendonça: “vou manter o Bolsa Família”"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina