Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Democratas apostam as fichas nas capitais nordestinas

{ Posted on 17:52 by Edmar Lyra Filho }


Por Ana Cláudia Dolores
Da Agência Nordeste

RECIFE – Amargando um jejum de quase uma década longe do principal posto do Executivo municipal, em capitais nordestinas, o Democratas está apostando suas fichas nas próximas eleições para tentar reverter esse quadro. O partido acredita ter chances reais de vitória, até então, no Recife, em Salvador e em Fortaleza.

Outras duas prefeituras – São Luís e Aracaju – também estão no alvo do DEM. Para a legenda, vencer a disputa nessas capitais é fundamental para o fortalecimento de um plano nacional em 2010.Tentando, desde o ano passado, vestir o rótulo de um partido renovado, o ex-PFL está ressentido com a perda de espaço político no Nordeste, nos últimos anos, e promete "dar a volta por cima" no próximo pleito, em outubro.

"Sempre fomos fortes. Temos a obrigação de renovar o partido, de mostrar a cara nova", endossou o presidente nacional da sigla, deputado federal Rodrigo Maia (RJ). "As eleições nas capitais são sempre mais independentes da influência dos governos, onde a oposição tem mais condições de colocar idéias, falar da renovação do partido e mostrar as novas caras. Vamos mostrar as mudanças no partido para que, com uma nova cara, a gente possa ocupar o espaço que já ocupou".

Em Salvador, o deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM) entra na briga pelo cargo no Executivo. A colocação de sua candidatura é vista, também, como uma tentativa de preencher o vácuo político deixado com a morte do seu avô, o ex-senador Antônio Carlos Magalhães (DEM), e de sanar a ferida da sigla no Estado, após a derrota do ex-governador Paulo Souto (DEM) para o petista Jaques Wagner.

Em Fortaleza, o partido está investindo no nome do ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM), que tem se mostrado fortalecido no páreo contra a atual prefeita Luizianne Lins (PT). No Recife, o ex-governador Mendonça Filho (DEM) tenta reconquistar a cadeira que foi perdida há oito anos pela sigla, após a derrota do então prefeito Roberto Magalhães (DEM) para o petista João Paulo.

O Democratas está esperançoso com os resultados que suas novas lideranças podem gerar nas urnas nas próximas eleições. "Hoje, todos iriam para o segundo turno com grandes chances de ganhar. Nas nossas pesquisas, todos aparecem em primeiro lugar", garantiu Maia.

Pesquisas internas do partido, realizadas recentemente, mostram Moroni Torgan como favorito nas intenções de votos para a Prefeitura de Fortaleza, com 35%; Mendonça Filho, com 25% a 30%, no Recife; e ACM Neto com 20%, em Salvador.

O partido também mira em São Luís, onde o deputado estadual Raimundo Cutrim aparece em segundo lugar nas pesquisas internas, com 15% das intenções de votos. Ele vai tentar pôr fim à hegemonia pedetista, que hoje tem a prefeitura da Capital e o Governo do Estado.

Outra capital nordestina na qual os democratas estão de olho é Aracaju. Lá, as apostas são para o nome do ex-governador João Alves. Ele ainda não confirmou se aceita ou não o convite feito pela presidência do partido para disputar a prefeitura. "Vai depender da vontade dele. Estamos querendo que João Alves se candidate, mas vamos esperar que ele decida isso, porque ele pode estar com outros planos, inclusive para o governo, em 2010", confirmou Rodrigo Maia.

Segundo Rodrigo Maia, vencer nas prefeituras das principais capitais nordestinas é estratégico para o plano nacional que o DEM possa vir a consolidar em 2010. A idéia é fortalecer a presença do partido para lançar um projeto independente na próxima eleição presidencial, apesar da sigla não possuir um nome de peso para suceder o presidente Lula.

"Vamos lançar nossos melhores quadros para mostrar que damos importância enorme nesse processo (eleições municipais)", sinalizou. A última figuração do DEM num plano presidencial foi na gestão do tucano Fernando Henrique Cardoso, quando o senador Marco Maciel (DEM-PE) ocupou a vice durante os dois mandatos.

No Response to "Democratas apostam as fichas nas capitais nordestinas"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina