Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Pesquisa Método: Mendonça lidera com 34%

{ Posted on 00:54 by Edmar Lyra Filho }
Na primeira pesquisa contratada pelo meu blog à empresa Método Pesquisa sobre as eleições para prefeito do Recife, o candidato do DEM, Mendonça Filho, aparece na liderança com 34,7%, 13 pontos à frente de Carlos Eduardo Cadoca, do PSC, que aparece com 21,6%. João da Costa, do PT, está em terceiro com 11,7%. Raul Henry (PMDB) e Raul Jungmann (PPS) têm, respectivamente, 6,6% e 5,1%. Os demais candidatos, de uma lista de nove, aparecem, nesta ordem: Luciano Siqueira (PCdoB) 4,6%; Eriberto Medeiros (PTC) 3,0%; Clóvis Corrêa (PSDC) 1,5% e Edilson Silva (P-Sol) 0,8%. A Método ouviu 600 eleitores, entre os dias 14, 15 e 16 últimos. A margem de erro é de 4%. O levantamento foi feito por amostragem estratificada por sexo, idade e grau de instrução, com sorteio aleatório dos bairros e dentro dos bairros dos domicílios. Os números acima são da pesquisa estimulada, na qual o entrevistado recebe uma cartela com o nome dos candidatos. Desses, 6,6% disseram estar indecisos, 3,5% afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto e apenas 0,3% não se manifestou. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado e instigado a lembrar o nome do candidato sem a devida cartela, Mendonça tem 8,1%, João da Costa 4,0% e Cadoca 2,1%. A pesquisa está registrada no TRE sob o número 006/2008.


SEGUNDO TURNO

A Método projetou seis cenários de segundo turno. No primeiro, Mendonça bate João da Costa por 64% a 25%; frente a Raul Henry, vence de 85% a 21%; e no embate com Cadoca teria 54% a 32%. Já uma disputa entre Cadoca e João da Costa, o candidato do PSC teria 51% e o petista 36%. No caso de haver uma disputa final entre Cadoca e Henry, o primeiro teria 48% e o peemedebista 33%. No último cenário, João da Costa venceria Raul Henry – 41% a 38%.

Luciano lidera rejeição

Pela pesquisa Método, o campeão de rejeição é o candidato do PCdoB, vice-prefeito Luciano Siqueira. Dos entrevistados, 51,7% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo lugar aparece Raul Jungmann, do PPS, com 49,5% e em terceiro Henry e João da Costa empatam – 35,5% e 34%, respectivamente. O menos rejeitado é Mendonça Filho com 20%.

Lula e João Paulo, os mais influentes

Qual a influência dos principais caciques nas eleições do Recife. Para 61,9%, as chances de votar num candidato apoiado pelo presidente Lula aumentariam. Em segundo vem o prefeito João Paulo, com 52,6%; em terceiro o senador Jarbas Vasconcelos, com 51,2% e o último é o governador Eduardo Campos, com 47,4%. Se a tese do andor funcionar, João da Costa e Raul Henry lucram.

Sem conhecimento

Apenas 17% dos entrevistados declararam ter conhecimento do apoio do prefeito João Paulo ao atual secretário do Orçamento, João da Costa, candidato do PT. E apenas 3% souberam informar que João da Costa tem o apoio do governador. No caso de Raul Henry, 5% dos entrevistados afirmaram ser ele o candidato apoiado pelo senador Jarbas Vasconcelos.

Grau de expectativa

A Método avaliou, ainda, a expectativa do eleitor do Recife em relação às eleições para prefeito, fazendo a seguinte pergunta: “Quem vai ganhar as eleições para prefeito do Recife? Dos que responderam, 25% optaram por Mendonça; 12% por Cadoca; 10% por João da Costa e 4% por Raul Henry. Os que não sabem são maioria – 39%. E 4% disseram que outros venceriam.

Fonte: Blog do Magno

No Response to "Pesquisa Método: Mendonça lidera com 34%"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina