Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Lama e buracos atrapalham a vida dos moradores em Jordão Alto no Recife

{ Posted on 20:50 by Edmar Lyra Filho }

Lama, buraco e lixo acumulado. Os moradores do bairro de Jordão Alto, no Recife, sofrem diariamente com esses problemas. Para sair de casa, muita gente depende da solidariedade de vizinhos. Este é o caso de dona Maria das Graças, de 55 anos, que está toda arranhada graças a uma queda que levou tentando andar sozinha pela rua.

Ela trabalhar catando garrafas PET para reciclagem e, agora, depende da ajuda das crianças para se locomover. “Realmente, eu não tenho renda e a pessoa tem que de mexer. Eu vivo de reciclagem e até isso ficou ruim pra mim. Como é que eu posso sair de casa agora?”, questiona.

A dificuldade também é grande para quem mora na parte baixa do bairro. Dona Joana cuida de uma senhora de 102 anos e quando precisa socorrê-la para o hospital, haja sacrifício. “Boto ela numa cadeira e quatro pessoas, duas de cada lado, me ajudam a carregar até o carro para socorrê-la. E quando chove, é pior ainda por causa dos buracos. A gente tá pedindo socorro par ver se o governo tem pena dos pobres e faz alguma coisa por esta gente”, protesta.

O auxiliar administrativo Alberes Luna fala que os buracos também prejudicam o bolso dos moradores, que são obrigados a gastar consertando os carros que quebram. “Não só eu, mas a vizinhança toda que tem que gastar com a suspensão do carro. Eu gastei R$400.”, conta.

Por causa dos buracos, a coleta de lixo no bairro também fica comprometida, pois os caminhões de lixo não conseguem ter acesso a todos os pontos do local. “É uma catinga na frente da minha casa. Os cachorros levam a sujeira pela rua e os carros não têm acesso a parte de baixo, por isso, as pessoas deixam bem aqui em frente”, reclama a manicure Cátia Maria da Cunha.

Além dos buracos, o esgoto sem tratamento prejudica os moradores. De acordo com eles, a prefeitura do Recife já orçou a obra no orçamento participativo em 2001, mas até agora nada foi feito. “Procuramos a prefeitura, fomos à reunião do orçamento participativo.
A obra era para ser feita em 2004, mas agora eles dizem que estão aguardando verba e que a comunidade tem que botar a obra de novo no orçamento participativo. Prefeito quantas vezes a gente tem que sair de casa para colocar a obra no orçamento?”, questiona o presidente da Associação dos Moradores, Luciano Brito.

A assessoria de comunicação da prefeitura do Recife informou que a coleta de lixo é feita todas as noites no bairro do Jordão Alto. Foi informado ainda que existe um cronograma da operação tapa-buracos para o bairro. E caso os moradores precisem do serviço, podem ligar pra o número 156.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/

No Response to "Lama e buracos atrapalham a vida dos moradores em Jordão Alto no Recife"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina