Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Barragens devem ser prioridade na transposição

{ Posted on 18:44 by Edmar Lyra Filho }


O líder dos Democratas no Senado, José Agripino (RN), defendeu que a construção de barragens para perenizar cursos d'água no nordeste setentrional tenha prioridade nas obras de transposição do rio São Francisco. Em discurso na sessão de homenagem ao Dia Mundial da Água – comemorado dia 22 de março -, o senador cobrou agilidade do governo federal para colocar em prática o projeto da transposição.

“Em nome do não-egoísmo, da racionalidade, vamos estabelecer um pacto de paz. Tão importante quanto o meio-ambiente é aplicar e usar com correção a água disponível”, reforçou Agripino referindo-se ao mau uso e desperdício da água no Brasil. O líder defendeu, não apenas a transposição, como também uma política de combate ao desperdício de água.

Já que a opinião quanto à transposição ainda não é unânime entre Legislativo e Executivo, Agripino defendeu começar o projeto de trás para frente, já ninguém é contra a construção de barragens. “Elas podem garantir o abastecimento d'água de vastas regiões mesmo que não haja a transposição do rio, graças ao acúmulo de água da chuva”, expclicou. De acordo com Agripino, essas obras podem ser efetuadas independentemente da construção do canal que levará as águas do São Francisco para outras bacias hidrográficas.

Transposição

Conhecido como “Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”, o projeto é um empreendimento do Executivo, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional. Orçado atualmente em R$ 4,5 bilhões que prevê a construção de dois canais, totalizando 700 km de extensão. O projeto irrigará a região nordeste e semi-árida do Brasil.

Fonte: Democratas

No Response to "Barragens devem ser prioridade na transposição"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina