Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Jovens de Santo Amaro pedem a Mendonça apoio à juventude com ações na educação, profissionalização, lazer e redução da violência

{ Posted on 23:43 by Edmar Lyra Filho }


Emprego, capacitação, cursos profissionalizantes para a juventude e violência. Estes são alguns dos problemas vividos pela juventude pobre do Recife e que foram colocados para o ex-governador, Mendonça Filho, pelos jovens do bairro de Santo Amaro, numa reunião hoje (01/03) como um dos problemas que o futuro prefeito do Recife terá de enfrentar. “Para costurar um Programa de Governo é preciso conhecer a cidade e suas complexidades. É preciso entrar na cidade e mergulhar para saber dos seus problemas e identificar propostas”, afirmou Mendonça.

Mendonça disse que tem conversado muito com o povo do Recife e que a reunião específica com cerca de 60 jovens em Santo Amaro teve objetivo de resgatar a experiência do Estação Futuro, programa implantado naquele bairro durante seu Governo e que conseguiu reduzir em 40% os índices de homicídios naquela comunidade. Carro chefe do Ação Integrada pela Segurança, o Estação Futuro beneficiava 600 jovens em Santo Amaro com arte, cultura, 20 cursos profissionalizantes e a atuação de nove secretarias estaduais, entre as quais Educação, Saúde, Ação Social, Defesa Social. O Estação Futuro foi ampliado para Alto do Pascoal e Iputinga (Detran), no Recife; Peixinhos, em Olinda; e Cajueiro Seco, em Jaboatão, atendendo cerca de dois mil jovens.

Considerado como um dos bairros mais violentos do Recife, Santo Amaro tem muitos jovens nas ruas, sem educação, profissionalização e áreas de lazer e em condição de vulnerabilidade à violência e às drogas. “A polícia nos trata como animais. Só porque moramos aqui temos que ser discriminados? Os policiais não respeitam a gente. Somos cidadãos e exigimos respeito e segurança”, afirmou, Aline Kelly, 19 anos.

Mendonça disse aos jovens que a violência tem de ser enfrentada com vários tipos de ações desde a educação, a profissionalização, a assistência as crianças com creches, áreas de lazer, até a melhoria das condições de vida da comunidade com obras de calçamento, esgoto, recolhimento de lixo. “A prefeitura tem papel importante nisso. É preciso construir áreas de lazer dentro do bairro e não apenas na margem de uma avenida movimentada, como a Agamenon Magalhães, só para quem passa de carro ver”, afirmou.

Segundo Mendonça, o acesso ao esporte também é importante. “É necessário ter outras práticas esportivas para a juventude desenvolver os talentos escondidos no bairro. É preciso oferecer uma prática de esportes olímpicos e não apenas uma quadra para se praticar futebol”, disse Mendonça. Para o ex-aluno do Estação Futuro, Fábio Gomes da Silva, de 22 anos, o programa só trouxe benefícios aos jovens porque profissionalizava. “Passei pelo Estação Futuro e fiz três cursos profissionalizantes, um deles foi de manutenção de microcomputadores”, afirmou Fábio, que deseja fazer outros cursos. “Agora não abrem mais espaço pra gente jovem lá dentro”, criticou.

A estudante, Rafaela Monique da Silva, de 18 anos, indagou sobre a falta de emprego para os jovens. “Falta primeiro emprego para nós. Já temos pouco acesso a cursos profissionalizantes e, quando temos não conseguimos estágio e nem trabalho”, afirmou. O ex-governador Mendonça Filho disse aos jovens, a maioria deles beneficiados pelo Estação Futuro, que a infância e a juventude tem de ser prioridade para a Prefeitura.

“Aqui temos jovens que já são mães e não podem nem se qualificar, muito menos fazer estágio ou trabalhar porque não têm onde deixar seus filhos. No Recife, apenas 10% das crianças pobres tem atendimento à educação infantil porque faltam creches”, criticou Mendonça, ressaltando que Recife é a capital que apresenta a pior educação entre as capitais do país.

Segundo Mendonça, é necessário melhorar as condições de aprendizado dentro da escola para que os jovens possam se preparar. “O programa Escola Integral é um exemplo disso, onde os jovens passam o dia na escola com três refeições diária, e serve de estímulo aos estudos”, disse Mendonça aos jovens, ressaltando que quando o jovem fica o dia todo na escola ele aprende, se qualifica e também se distancia da marginalidade. “Construímos 20 escolas integrais no Estado para o ensino médio. E a nossa proposta é implantar a mesma experiência no Recife para beneficiar os jovens do ensino fundamental”, afirmou.

Questionado pelos jovens se isso tudo não era só promessa, Mendonça respondeu: “Não é promessa. Fiz como governador e posso fazer como prefeito”., disse, referindo-se a programas realizados pelo seu Governo como Estação Futuro, Escola Integral, Jovem Campeão (construção de quadras poli esportivas), Universidade Democrática (gratuidade para jovens da rede pública na UPE) e Emprego Jovem.

Fonte: Democratas Pernambuco

No Response to "Jovens de Santo Amaro pedem a Mendonça apoio à juventude com ações na educação, profissionalização, lazer e redução da violência"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina