Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Caso Finatec na pauta do Democratas

{ Posted on 19:00 by Edmar Lyra Filho }
Era para ser uma reunião direcionada para os temas ligados às eleições, principalmente as proporcionais. Mas a polêmica relação da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) com a gestão do prefeito João Paulo (PT) pontuou a reunião de ontem do pré-candidato do Democratas à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, com os pré-candidatos a vereador da legenda. O líder do Democratas na Assembléia Legislativa, deputado Augusto Coutinho, foi quem levantou o tema. “A grande obra dessa prefeitura é não fazer licitação.

Isso é uma prática política do PT”, afirmou Coutinho, numa alusão ao slogan da gestão petista. O TCE considerou irregulares, na última segunda-feira, os contratos firmados entre pela PCR com a Fundação.

O D25 reuniu 60 pré-candidatos a vereador e apresentou orientações jurídicas para as eleições municipais. O encontro deu início ao debate interno sobre as propostas que o Democratas vai apresentar na disputa eleitoral.

Mendonça destacou que “é de fundamental importância manter esses encontros para afinar os discursos e tocar caminhos para a vitória”. “O nivelamento do discurso é preciso para que cada um tenha argumentos que desmanche os petistas com palavras e não com propaganda falsas”, avaliou.

A presidente municipal do Democratas, vereadora Priscila Krause, determinou que os pré-candidatos do partido desfaçam a máxima petista de que a marca da gestão no Recife foi a inversão de prioridades, quando o governo João Paulo assegura ter priorizado o social e a população mais carente.

“Vamos mostrar a inversão de prioridade do PT, que faz obras faraônicas e não atende a juventude”, entendeu, rapidamente o recado, o pré-candidato a vereador Osmar Morais, de Santo Amaro.

Também ontem, Mendonça saiu em defesa do ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos, alvo de críticas do presidente Lula, anteontem. O petista acusou o peemedebista de, quando era governador, não ter aceito um acordo com a Caixa para resolver a pendência a Compesa.

Em nota, Mendonça considerou um “equívoco” as críticas de Lula. “O presidente já fez elogios públicos à conduta do senador Jarbas, quando esteve outras vezes no Estado. Considero um equívoco as declarações, pois as parcerias foram estabelecidas com sucesso”, afirmou, citando como exemplos dessa parceria o Porto de Suape e investimentos estruturadores como o Estaleiro da Camargo Corrêa, o Pólo Poliéster e a própria Refinaria de Petróleo.

MUNIÇÃO

A informação de que ex-funcionários da Finatec foram contratados pela Prefeitura do Recife e pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), ambas chefiadas por João Paulo, deu fôlego novo à oposição na tentativa de instalar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o contrato entre a PCR e a Fundação.

A bancada de oposição na Câmara do Recife está convencida de que os novos fatos, noticiados ontem pelo JC, vão contribuir para convencer os colegas contrários à instalação da CPI.

A avaliação geral entre os oposicionistas é a de que a relação entre a Fundação e a PCR é “próxima demais”. Para eles, a escolha de José Félix Rivera Valente, como coordenador-geral de programas estratégicos do gabinete do prefeito, e de Ana Néri Martins da Silva, para prestar serviços administrativos à FNP, pode indicar uma ligação mais estreita entre as duas instituições do que a PCR gostaria de admitir.

Fonte: Jornal do Commércio

No Response to "Caso Finatec na pauta do Democratas"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina