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Escola de qualidade para o recifense é possível

{ Posted on 14:11 by Edmar Lyra Filho }
Por Mendonça Filho

Para discutir um projeto de futuro para o Recife, o primeiro passo é definir prioridades.

Como recifense, como pai de três adolescentes e, principalmente, como homem público, digo com convicção que Educação é a prioridade para termos um Recife melhor.

Não a prioridade vazia dos discursos, das promessas e das "jogadas de marketing", que são desmascaradas pela vida real e pelos resultados de avaliação da Educação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que coloca o ensino público no Recife na última colocação entre as capitais e entre os piores do Brasil.

Educação é prioridade quando a gestão pública oferece ensino de qualidade, capaz de mudar a realidade de crianças e jovens.

Como é o caso de Maria Luciene da Silva, uma jovem da zona rural de Bezerros que, encontrou no Centro de Ensino Experimental a oportunidade para mostrar a todos, principalmente aos céticos de plantão, que continuar sendo vendedora ambulante em Serra Negra não era sina, mas sim falta de oportunidade.

Diante da oportunidade de uma escola em tempo integral, Lu, como é conhecido pelos amigos, passou em três vestibulares e já começou a cursar Pedagogia na UFPE.

Digo sem receio de ser pretensioso e com o orgulho de ter contribuído para que os Centros de Ensino Experimental se tornassem realidade, que é possível o poder público oferecer Educação de qualidade.

As 20 escolas em tempo integral, implantadas no Governo Jarbas/Mendonça, para as quais tenho orgulho de ter dado minha contribuição, são referência nacional de bons resultados.

Tanto que no Enem de 2007, os resultados obtidos pelos alunos dos Centros foram acima da média nacional e das escolas da rede privada. O legado da atual administração para a cidade do Recife na Educação não condiz com a tradição do povo pernambucano.

Temos uma história de rica formação cultural, que facilita o ambiente educativo e estimula o aprendizado.

No Recife, a educação de ponta que todo ano lança no mercado profissionais competentes com mestrado e doutorado, convive infelizmente com a deterioração na base.

A cobertura da educação infantil no Recife é uma prova inconsteste que a educação não foi prioridade na gestão do PT.

Por que a educação municipal chegou a tão baixo nível e padrões tão precários?

A resposta é simples: porque a atual gestão inverteu prioridades. E ao inverter prioridades, investindo muito recurso em obras de visibilidade, jogou dinheiro pelo ralo deixando na penúria os que mais precisam da ação do governo.

Todos sabemos, que a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento humano. No entanto, apenas 10% das nossas crianças pobres de 0 a 5 anos são atendidas pela Prefeitura (Fonte: Censo Escolar 2007, INEP/MEC).

Deixar nossas crianças sem educação e assistência adequada, é cuidar das pessoas?

O governo municipal tem como responsabilidade indelegável enfrentar o drama do analfabeto sem destino, das crianças que perambulam pelos sinais de trânsito, dos jovens desempregados sem qualificação, sem horizontes e que se entregam à marginalidade por falta de alternativas. A educação no Recife apresenta índices preocupantes.

O ensino fundamental apresenta uma média de 14% de taxa de abandono para a 5º a 8º série, que somada a reprovação chega a 20% do total de adolescentes matriculados nestas séries que não concluiram o ano letivo, no período de 2001 a 2005 (Fonte: INEP,Censo Escolar). Os indices qualitativos são preocupantes.

Na análise do Ideb para o Recife e para o Brasil verifica-se que em todas as redes (federal, estadual, municipal) os índices alcançados pelo município é inferior aos demais.

Sem o dever de casa bem feito no ensino básico, agora, o contribuinte paga a conta; amanhã a conta vai custar caro para os jovens de hoje e para toda a sociedade que vive atormentada pelo drama da violência e convive numa cidade na qual a maioria das pessoas não têm qualidade de vida.

A situação é difícil, porém, como em toda crise, abre-se a janela para a oportunidade da ousadia. Somos capazes de oferecer uma escola pública melhor para os cidadãos recifenses? Sim, somos. Com uma gestão séria, competente, podemos fazer isso.

Podemos ver as crianças e os adolescentes nas escolas, e não nas ruas. Podemos ter os professores entusiasmados nas salas de aula, em escolas bem equipadas e bem cuidadas pela população. Podemos vislumbrar a integração da escola à vida comunitária, inclusive nos finais de semana. Isso não é complicado, nem é caro.

Basta vontade para fazer. E para fazer, é necessário ouvir as pessoas. Tenho andado pelo Recife, conversando com mães, alunos, jovens que estão fora da sala de aula, professores.

A partir da próxima quinta-feira (06/03), quando o Democratas lançará a minha pré-candidatura a Prefeito do Recife, iniciarei uma discussão ampla com educadores, alunos, pais e todos os segmentos que podem contribuir para discutirmos a complexidade do ensino municiapal.

Dessa discussão vamos construir um projeto de futuro para um Recife melhor, que passa necessariamente por uma educação de qualidade que forme de transforme a vida dos nossos jovens e da nossa cidade.

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