Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Chávez quer ser o herdeiro

{ Posted on 00:01 by Edmar Lyra Filho }

Do G1

O anúncio da renúncia do líder cubano Fidel Castro, considerado o principal líder da esquerda latino-americana, poderia abrir espaço para que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assuma seu papel de "herdeiro" do legado de Castro, segundo analistas.

Na opinião do sociólogo e escritor Alberto Barrera Tyska, esse é o desejo do presidente venezuelano e, a seu ver, Chávez vem trabalhando para alcançar este título há algum tempo.

"Chávez tem desenvolvido uma campanha para se projetar no mundo como o ’filho’ de Fidel, como seu herdeiro natural", afirma Barrera, um dos autores da biografia Hugo Chávez sem Uniforme.

No ano passado, Chávez, que pretende implementar um projeto socialista em seu país, admitiu publicamente que considerava a Fidel como um ’pai’ e seu ’líder político’.

No entanto, Barrera diz que Fidel tem a legitimidade que, a seu ver, falta a Chávez. "Chávez tem muito dinheiro, mas pouca história. Chávez não derrubou um ditador, não ganhou nenhuma guerra, não se defendeu de nenhuma invasão, não suportou um bloqueio durante anos", afirma.

OPINIÃO - Primeiramente, é um surto psicótico achar que este ser repugnante chamado Hugo Chávez possa ser um líder para a Venezuela como Fidel Castro foi para Cuba. O personalismo não existe tanto quanto era há alguns tempos atrás que criaram mitos como Che Guevara, Miguel Arraes, inclusive o próprio Fidel Castro, e outros políticos que tiveram respaldo popular. Chávez é arrogante e prepotente, acha que é o dono do mundo, apenas por ser presidente da Venezuela. Em pouco tempo o Chavismo passará, assim como o Lulo-petismo acabará, pois, a humanidade de hoje não reproduz mitos como a de antigamente.

No Response to "Chávez quer ser o herdeiro"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina