Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Cartões corporativos: Democratas vão lutar por CPI

{ Posted on 19:42 by Edmar Lyra Filho }


O líder dos Democratas na Câmara dos Deputados, Onyx Lorenzoni, defendeu nesta quarta-feira (6/2) a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o uso indevido de cartões corporativos por funcionários do 1º, 2º e 3º escalões do governo Lula. "Precisamos investigar por que houve a liberalidade dos gastos com relação a esses cartões. Por que usaram o dinheiro público para o pagamento de despesas pessoais? Por acaso o dinheiro do contribuinte é capim?", questionou Onyx antes do início da sessão conjunta do Congresso Nacional que abriu os trabalhos legislativos de 2008.

Além de atribuir responsabilidades pela utilização indevida dos cartões, Onyx defende que a CPI deverá estudar formas de fiscalização para evitar que isso aconteça. "Os cartões começaram a ser utilizados justamente para fiscalizar melhor o uso do dinheiro público pelos gestores, no exercício de suas funções. Mas o que foi criado para diminuir os gastos, acabou provocando justamente o contrário: ao invés de economizar, os funcionários deste governo, a maioria vinda de indicações políticas, acabou esbanjando o dinheiro alheiro – o dinheiro dos impostos da população", criticou.

Onyx Lorenzoni disse que os Democratas irão trabalhar para conseguir as 171 assinaturas na Câmara dos Deputados e que o Partido deve batalhar pela instalação de uma CPI mista – com deputados e senadores. "A oposição na Câmara é muito menor que no Senado, mas como representantes diretos da população, espero que consigamos reunir as assinaturas necessárias", afirmou. E completou: "Mesmo que o Governo sob pressão demita ministros, o uso dos cartões deve passar por uma avaliação aprofundada e por mudanças. O dinheiro público vem dos impostos que nós pagamos, o seu uso irregular é crime".

OPINIÃO - Sugiro que a Comissão Parlamentar de Inquérito seja instaurada no Senado, onde o Governo não pode utilizar o rolo-compressor como é feito na câmara, pois, no Senado o Governo não tem maioria absoluta e a CPI possa gerar bons frutos para o Brasil, ou seja, trazendo a verdade à tona.

No Response to "Cartões corporativos: Democratas vão lutar por CPI"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina