Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Artigo - Recife: turismo virou um carnaval

{ Posted on 18:32 by Edmar Lyra Filho }
Por Allan Aguiar

R$ 3.000.000,00(três milhões de Reais) por 40/50 minutos, às três da manhã, no Rio, mesmo com a Globo ao vivo e as arquibancadas.

É um bom negócio do ponto de vista midiático? Se você fosse o dono do produto faria esse tipo de propaganda?

Qualquer um que meneja/gerencia recursos públicos voltados as ações de Promoção e Marketing já aprendeu que todas as Escolas de Samba, com poucas exceções, agendam visitas aos Secretários de Turismo e, muitas vezes, aos próprios Prefeitos e Governadores, oferecendo o samba-enredo do ano, mediante módicos milhões.

Afirmo, sem medo, que a PCR fecharia negócio com essas crianças do samba pela bagatela de R$ 1.200,000,00 (hum milhão e duzentos mil reais), em três pagamentos sem juros.

Recife, a cidade de pouca sorte, não receberá um único turista a mais pelos batuques da bateria da Mangueira. Rigorosamente nenhum!

Agravando tudo, a mídia nacional negativa do envolvimento da Escola de Samba com o tráfico já malogrou qualquer intento de sucesso, o qual já não viria por vias normais.

Somente os Gestores do Turismo ingênuos entram no samba da Sapucai.

Invariavelmente, ano após ano, somos procurados por Escolas das mais variadas matizes cobrando 1, 2, 3, 4 e até mesmo 5 milhões de "povo"trocínio.

Raros analistas, até mesmo os mais inconscientemente incompetentes, emitem pareceres favoráveis, face a acintosa relação Investimento X Retorno, com exceção daqueles que vão desfilar pela primeira vez, levados pela caravana da "boca-livre".

Até a Bahia, que possue sua própria Ala da Baianas, não coloca um único centavo no carnaval carioca.

Registro um caso antológico acontecido no Ceará que acreditou na capacidade da Imperatriz Leopoldinense (G.R.E.S.) que escreveu o inesquecível samba-enredo intitulado "MAIS VALE UM JEGUE QUE ME CARREGUE QUE UM CAMELO QUE ME DERRUBE LÁ NO CEARÁ", Acreditem, alcançando a 1º colocação na tropa de elite há época.

Retorno político:ZERO.

Retorno Econômico: Déficit pleno.

Turistas a mais: Nenhum!

Resultado: Ceará tem Jegue? Natal/RN tem Camelo? Se sim, Nordeste dividido.

Em 2006 foi cômico.

A Estação Primeira propôs, antes do Bispo suicida, o Enredo: "DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO NASCE UM RIO DE ESPERANÇA". Alguém arrisca informar a classificação e a repercussão?

Resultado: Nordeste dividido, de novo!

RECIFE: 100 anos de Frevo e 100 corpos no chão. 100 divisões, 100 tubarões e 100 Turistas!

PS: Allan Aguiar foi Presidente da EMPETUR

OPINIÃO - Na minha humilde opinião sobre o patrocínio à Mangueira fiz um texto no dia 27/05/2007 que foi publicado no Blog de Jamildo. Infelizmente estava correto, o desfile da Mangueira segundo as pessoas que conhecem de samba não foi lá essas coisas, na verdade não empolgou a platéia, e não está entre as favoritas para ganhar o carnaval do Rio esse ano, o dinheiro do contribuinte foi jogado pelo ralo. Será que isso é cuidar das pessoas ? Não seria melhor investir no Carnaval do Recife ? Aumentando o que as agremiações carnavalescas recebem.

No Response to "Artigo - Recife: turismo virou um carnaval"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina