Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Menos críticas e mais propostas para o centro

{ Posted on 17:50 by Edmar Lyra Filho }
Oito anos longe da Prefeitura do Recife permitiram ao Democratas (ex-PFL) elaborar propostas e resgatar antigos projetos para revitalização do centro do Recife. Ontem, o pré-candidato do partido ao Executivo da capital, ex-governador Mendonça Filho, circulou por áreas degradadas de Santo Antônio e da Boa Vista, vendo de perto locais que pretende recuperar, caso seja eleito. Em nenhum momento ele citou nomes de possíveis "culpados" pelo não-aproveitamento e abandono de espaços que podiam ser moradias e centros culturais e comerciais. Afirmou, inclusive, que não dirigiria críticas a um administrador específico. Mas disse que não podia deixar de lembrar que "faltou à gestão do PT (a atual, comandada por João Paulo) vontade política para viabilizar intervenções que sinalizassem para a recuperação" do quadro caótico observado hoje.

"Não quero apontar o responsável pelo descuido do centro. Quero olhar para frente e ficar atento às oportunidades. O que proponho não está só em palavras, mas nos trabalhos dos técnicos", disse, ao ser questionado porque o seu partido, quando no poder, não investiu nas ações que ele agora encampa na pré-campanha. O Democratas esteve à frente da prefeitura entre 1997 e 2000, com o hoje deputado federal Roberto Magalhães. Há que se destacar que os problemas verificados in loco ontem por Mendonça vêm se aguçando há décadas.

Na visita, o democrata esteve acompanhado do engenheiro Paulo Roberto Barros (da equipe que prepara o seu programa de governo) e do arquiteto Zildo Caldas, ex-diretor da Faculdade de Arquitetura da UFPE. O "périplo" foi iniciado pela Avenida Dantas Barreto, onde foi observado o edifício JK, antiga sede do INSS. De lá Mendonça percorreu a Avenida Guararapes e se deteve em frente ao edifício Trianon. Cruzou a Ponte Duarte Coelho e, já na Rua da Aurora, parou em frente ao antigo Cine São Luiz. Por fim, chegou à Praça Machado de Assis, logradouro que fica no fundo de prédios da Avenida Conde da Boa Vista e serve de estacionamento para veículos que dividem espaço com esgoto e lixo.

Em todas as "paradas", discutiu soluções e anunciou o que pretende fazer. No JK, "estudou" o projeto - feito há oito ano por Caldas - de aproveitamento para moradia dos 20 mil metros quadrados da edificação. Lembrou que a prefeitura, a Caixa Econômica e o INSS chegaram a assinar, no início da gestão do prefeito João Paulo (PT), um protocolo de intenções para transformar o prédio num residencial de 252 apartamentos.

No Trianon, o pré-candidato afirmou que pretende viabilizar a instalação de um shopping - proposta feita por vários gestores. No São Luiz, disse que a prefeitura deve assumir o comando e transformar um local numa cinemateca. Já na Praça Machado de Assis conheceu um projeto de revitalização do local, assinado pelo arquiteto Reginaldo Esteves em 1989.

Para Mendonça, o centro deve ser "trabalhado" nas frentes moradia, comércio (turismo) e cultura (entretenimento). Serão explorados ainda atrativos como o Museu de Arte Aloísio Magalhães, o Teatro do Parque e a Casa da Cultura, que se integrarão numa espécie de roteiro cultural. Ele observou, todavia, que, para trazer investidores, turistas e usuários é preciso encontrar soluções para falta de estacionamento, iluminação e segurança. Em todo o percurso, o democrata foi cumprimentado por eleitores. A um deles confirmou que é, sim, candidato a prefeito. Outros lhe afiançaram o voto e desejaram boa sorte. Houve ainda aqueles que, diante dos cliques das máquinas dos fotojornalistas, foram abraçar o ex-governador.

Fonte: Democratas Pernambuco

No Response to "Menos críticas e mais propostas para o centro"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina