Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Chuva provoca transtornos no Grande Recife

{ Posted on 02:07 by Edmar Lyra Filho }

Não importava o bairro nem a rua. Ontem, a Região Metropolitana do Recife, principalmente a capital, viveu um dia de confusão no trânsito, alagamentos e incidentes em diversas vias. Em alguns pontos das Zonas Sul e Oeste do Recife, a água chegou a uma altura de um metro e meio, fazendo com que famílias perdessem móveis e objetos pessoais. Gente que não sofreu a perda de parentes, como a família do garoto soterrado no Ibura, mas que contabilizou prejuízos ao longo do dia.


A circulação ficou difícil por toda parte. Na BR-101, tanto para o Sul como para o Norte, o trânsito ficou e lento e havia filas de carros até o fim da manhã. Na Avenida Abdias de Carvalho, Zona Oeste do Recife, uma árvore caiu em frente aos Correios, fechando duas das três pistas da via.
Na Estância, na mesma região, o Rio Jiquiá transbordou e, com a ajuda das canaletas obstruídas, ruas inteiras viraram um prolongamento do curso d’água. Em Boa Viagem e no Pina, na Zona Sul, as Avenidas Antônio de Góis e Domingos Ferreira pareciam um mar no início da manhã.

No Barro, também na Zona Oeste do Recife, a prefeitura não substituiu a capacidade da tubulação do canal da Rua Santa Maria e pelo menos três residências ficaram tomadas pela água. Em uma delas, localizada na Rua Serra Branca, número 117, os moradores foram obrigados a desocupar o imóvel há uma semana. Sob a casa, um buraco sinaliza que o imóvel pode desabar a qualquer momento.

Na residência em frente, onde moram seis pessoas, a água chegava a uma altura de 50 centímetros e começava a comprometer a estrutura do imóvel. “Esse problema se arrasta há vários anos, sem que a prefeitura faça nada. Só queremos que a tubulação do canal, atualmente de 60 centímetros, seja substituída por canos de cem centímetros, numa extensão de 600 metros. Não estamos pedindo muito”, disse Magdala da Silva, uma das moradoras prejudicadas.

Ainda na Zona Sul, na Vila das Crianças, UR-5, Ibura, o canal transbordou e a água chegou a um metro e meio. As ruas viraram um mar de lama e lixo. “Esse canal recebe a água de diversos bairros próximos e, como vive sujo porque a prefeitura não limpa e a população faz construções em cima, transborda com qualquer chuva. Nós já fazemos nossas casas com quase um metro do chão, mas não tem jeito”, reclamou o porteiro Givaldo Alves.

A chuva trouxe prejuízos também para a classe média. Em Boa Viagem, moradores do Edifício Jerônimo de Albuquerque, na Avenida Domingos Ferreira, não puderam sair de casa porque a água invadiu a garagem, no subsolo, e atingiu um metro e noventa de altura. Os automóveis tiveram que ser retirados rapidamente. O porteiro foi obrigado a usar uma prancha de bodyboard para ligar duas bombas que passaram o dia drenando a água do estacionamento.

Fonte: Jornal do Commercio

No Response to "Chuva provoca transtornos no Grande Recife"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina