Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Mendonça sobe o Morro da Conceição e diz que a participação popular nas escolhas das obras não foi inventada pelo PT

{ Posted on 19:23 by Edmar Lyra Filho }




A chuva que caiu, hoje pela manhã, não espantou os moradores do Morro da Conceição que se reuniram com o pré-candidato a prefeito da capital, Mendonça Filho para discutir os problemas do Recife. Mendonça foi bastante aplaudido pelos moradores, a maioria jovens, quando disse que a participação popular na discussão do orçamento municipal existe antes mesmo de o PT ter experiência administrativa. “A participação popular nas escolhas das obras não foi invenção do PT coisa nenhuma. Nos anos 70 tivemos os Barracões criados na administração do prefeito Gustavo Krause que tinham na participação popular a sua base”, afirmou Mendonça, lembrando também das administrações de Jarbas Vasconcelos com o Prefeitura nos Bairros.

Mendonça disse que, ao contrário do Orçamento Participativo da atual gestão do PT, nos Barracões e no Prefeitura nos Bairros, as obras escolhidas pela população eram executadas. “O que escuto aqui no Morro da Conceição, no Ibura, no Alto do Pascoal, na Várzea, no Hipódromo, ou em qualquer lugar que vou, é o povo se queixar que muitas das obras eleitas não são realizadas”, afirmou, ressaltando que outro problema é a gestão do PT colocar no OP obras de manutenção como as de recuperação e reforma de mercados públicos e instalação de postos de saúde.

Como faz desde que iniciou as andanças pelo Recife, Mendonça ouviu as pessoas sobre as necessidades e os problemas da comunidade do Morro da Conceição. A falta de atendimento no posto de saúde para quem mora na parte debaixo do Morro foi uma das principais reclamações debatidas. “Muitos que moram na parte debaixo não podem ser atendidos pelo Posto de Saúde daqui de cima, mas não colocam um posto lá embaixo. E como ficam sem atendimentos?”, questionou um dos moradores. A falta de especialistas e de medicamentos nos postos de saúde são problemas que a população do Recife enfrenta e foram colocados pelos moradores do Morro para Mendonça.

Segundo Mendonça, ouvir o dia a dia da comunidade faz parte da sua rotina. “Através dessas conversas, preparo as bases para dar a verdadeira cara ao projeto para um Recife Melhor que vou apresentar a povo do Recife. A minha proposta será a expressão do povo”, afirmou Mendonça. A aplicação de menos de 25% na área de educação que é de obrigação da Prefeitura do Recife foi criticada por Mendonça. O pré-candidato do Democratas lembrou, ainda, que o ensino básico é considerado Ministério da Educação como o pior do País entre as 27 capitais. A implantação das escolas em tempo integral foi colocada por Mendonça como um dos compromissos dele como o Recife.

Ao falar para um público predominantemente de jovens, Mendonça criticou a falta de acesso ao lazer e aos esportes para a juventude do Recife. “A Prefeitura do PT erra nas prioridades e prefere empurrar de goela abaixo a construção do Parque Dona Lindu, ao invés de investir em áreas de lazer nas comunidades carentes”, criticou Mendonça, citando espaços como o Centro Social Bidu Krause, localizado no Totó como exemplos de áreas que poderiam ser utilizadas com esta finalidade.

Mendonça ainda falou da falta de incentivo por parte da Prefeitura à produção cultural que está sendo feita diariamente pelos jovens de áreas carentes do Recife. “Aqui no Morro da Conceição, no Alto José do Pinho, no Alto Santa Terezinha e, em toda a grande Casa Amarela, a juventude está produzindo cultura e os jovens dessas áreas precisam ter oportunidade de incentivo para poder apresentar os talentos que têm”, afirmou. Mendonça ressaltou, ainda, que é preciso ter incentivo e atividades culturais no ano inteiro e não apenas nos momentos do Carnaval e do São João para dar espaço para essa produção cultural. “Eu tenho esse compromisso”, afirmou Mendonça.

Fonte: Democratas Pernambuco

No Response to "Mendonça sobe o Morro da Conceição e diz que a participação popular nas escolhas das obras não foi inventada pelo PT"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina