Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Justiça decide hoje se libera ou não obras do Parque Dona Lindu

{ Posted on 11:31 by Edmar Lyra Filho }


A novela envolvendo a construção do Parque Dona Lindu em terreno cedido pela União, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, pode ter um fim hoje.

A Justiça define à tarde o futuro da obra, que está embargada desde o último dia 14. A expectativa é que a decisão do juiz-titular da 3ª Vara da Fazenda Pública, Alfredo Sérgio Magalhães Jambo, seja única, significa que pode ser referente aos cinco processos que mantêm a construção parada.

Nesta quarta, na véspera do Dia D para a obra, a Associação dos Amigos do Parque, que é contra o projeto atual da prefeitura, realizou um protesto na orla. Com faixas e cartazes, o grupo pediu outra vez um parque com mais espaço verde.

Os panfletos foram distribuídos entre motoristas, pedestres e passageiros de ônibus que passaram pela Avenida Boa Viagem, nas proximidades do terreno, das 6h30 às 9h30. “Somos contra essa obra, do jeito que está no projeto, em uma área residencial. Fizemos este ato para que a população saiba que estamos vigilantes”, afirmou a médica Glória Muniz.

No protesto, os manifestantes também entregaram uma carta à população. No texto, a associação explica os motivos pelos quais é contra o projeto do governo municipal.

Na última segunda-feira, a Prefeitura do Recife chegou a iniciar as obras na área, já que o prazo legal de embargo, que era de 20 dias, havia expirado. Quatro horas depois de iniciados os trabalhos, a Justiça mandou suspender a obra novamente por um prazo de 72 horas. A determinação termina hoje.

O presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Amir Schvartz, mostrou-se otimista com a resolução de hoje. “Esperamos uma decisão favorável e já estamos com tudo pronto para reiniciarmos as obras na sexta-feira (amanhã)”, destacou.

Desde a semana passada, a prefeitura começou a se mostrar preocupada com a conclusão da obra. Isso porque, de acordo com o contrato de cessão da área, se a obra não for concluída dois anos após a assinatura do acordo – ocorrida em outubro de 2006 – o terreno volta para a União. Ou seja, a construção deve terminar até outubro deste ano. A previsão é que a obra dure sete meses.

Uma das ações contra o parque alega falta de dotação orçamentária em 2007, quando o edital de licitação foi lançado, o que tornaria o processo inválido. A construção do Dona Lindu vai custar R$ 28,7 milhões. A área onde o parque deve ser construído tem 27.166 metros quadrados, sendo 60% de área verde. O projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer.

Segundo a prefeitura, além de gramado, a área terá três mil tipos de vegetais. O principal ponto da polêmica é o teatro que o parque vai abrigar, com capacidade para 540 espectadores.

Fonte: Blog de Jamildo

No Response to "Justiça decide hoje se libera ou não obras do Parque Dona Lindu"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina