Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Mendonça quer acabar com palafitas das margens do Capibaribe

{ Posted on 14:46 by Edmar Lyra Filho }

O pré-candidato do Democratas à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, assumiu ontem o compromisso de, se eleito, acabar com as cerca de duas mil palafitas às margens do rio Capibaribe, e relocar as famílias para moradias dignas em espaços vazios ainda existentes dentro da cidade. A promessa foi feita após um passeio de catamarã (das proximidades do Cais de Santa Rita até o bairro de Apipucos), durante o qual apresentou o “projeto Capibaribe” – suas idéias para um aproveitamento racional do rio que é cartão postal da cidade. O projeto engloba intervenções nas áreas de habitação, transporte, turismo e meio ambiente.

A maior concentração de palafitas, de acordo com uma foto de satélite distribuída por Mendonça, está em bairros como o dos Coelhos, Joana Bezerra, Coque, Torre, Caiçara, Iputinga, Apipucos e Monteiro. Nesse sentido ele afirma que o seu compromisso “é prioritariamente com as pessoas que habitam as palafitas.” Entende que em quatro anos é possível retirar todas aquelas famílias e colocá-las em moradias dignas dentro do Recife. “E isso não é uma obra cara. É absolutamente viável, basta que seja priorizada pelo governante. Com os R$ 30 milhões do Parque Dona Lindu, e as verbas gastas com as obras da Avenida Boa Viagem, por exemplo, daria para acabar com as palafitas. É só uma questão de prioridade”, comparou.

Durante o percurso (de cerca de duas horas) acompanhado de técnicos e jornalistas, Mendonça lembrou que no final da década de 70 do século passado, a então Companhia de Transportes Urbanos (CTU) – hoje CTTU – possuía barcos para esse tipo de transporte. “E isso pode ser resgatado como alternativa de transporte coletivo e turístico, com a vantagem de ser rápido, barato e agradável”. Para o “circuito turístico do Capibaribe” , a idéia é implantar em dois anos, através da implantação de sete cais/estações em pontos de interesse como Cinco Pontas, Marco Zero, Parque das Esculturas, Casa da Cultura, Praça da Jaqueira, Poço da Panela e Açude de Apipucos.

O outro eixo da navegabilidade do Cabibaribe é a criação de linhas regulares saindo de Afogados(Ilha de Deus), passando pelo Pina (comunidade do Bode), Brasília Teimosa até o Centro (Fórum Tomaz de Aquino). Para isso serão realizados estudos para identificação dos canais de navegação na Bacia do Pina, os fluxos de passageiros nesses locais e a modelagem institucional para concessão do serviço ao setor privado.

Fonte: Democratas Pernambuco

No Response to "Mendonça quer acabar com palafitas das margens do Capibaribe"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina