Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Deputadas visitam Laboratório da Mulher e reclamam falta de material e equipamentos

{ Posted on 16:13 by Edmar Lyra Filho }

Do Blog de Jamildo

Após receber diversas denúncias sobre a suspensão de exames no Laboratório da Mulher, no Recife, as deputadas Jacilda Urquisa (PMDB), Miriam Lacerda (DEM) e Terezinha Nunes (PSDB) visitaram na manhã de hoje (26) a unidade, na avenida Conde da Boa Vista.

Segundo divularam as parlamentares, o laboratório processou no ano passado 22 mil exames. De janeiro até agora, cerca de 500 foram processados. Outros dois mil estão pendentes por falta de insumos e armazenados em salas do laboratório, sem prazo definido para avaliação. Os números mostram que mais da metade dos exames ainda não foi analisada. "A situação é tão grave que foram suspensos até os exames de histopatologia".

As deputadas percorreram as diversas instalações do laboratório e conversaram com mulheres que esperavam atendimento, a maioria delas do interior, que saíram de suas cidades, às três, quatro da manhã e só vão ser atendidas à tarde.
“O que constatamos nesta visita é que ao contrário do que diz a propaganda do Governo, as ações voltadas para a mulher não são prioridade. Para se ter uma idéia da situação real do laboratório, segundo fomos informadas no local, os pedidos para este ano foram feitos em março de 2008, mas até agora não chegaram na unidade. O que as secretarias de Saúde e da Mulher têm a dizer?”, questionou Terezinha Nunes.

Para a deputada Jacilda Urquisa, a questão é preocupante e deve ser resolvida o mais breve possível porque “uma semana, um mês faz a diferença no tratamento”.

Já segundo Miriam Lacerda, a visita à unidade evidenciou situação que está sendo vivenciada pelas mulheres, tanto da capital, como do interior.

A gerente da unidade, Micheline Oliveira ressaltou que já foi solicitado ao Laboratório Central de Pernambuco (LACEN), através de ofícios, material em caráter emergencial. Segundo o memo número 040/2009/UNLABM—PE, enviado ao Lacen, no último dia 12, devem ser adquridos com urgênica até gaze, álcool e etiqueta para impressora.

”Estamos com dificuldades. Só temos um micrótomo, que já está precisando de manutenção e não temos como repor. Por isto, estou rezando para ele não quebrar”, desabafou a gerente, no contato com as parlamentares.

No Response to "Deputadas visitam Laboratório da Mulher e reclamam falta de material e equipamentos"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina