Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Com crise da Marolinha, CNI prevê crescimento nulo em 2009

{ Posted on 16:08 by Edmar Lyra Filho }
Do Blog de Jamildo

A crise financeira internacional se instalou de forma rápida e disseminada na economia brasileira e, por conta disso, o PIB terá crescimento nulo em 2009, de acordo com previsão divulgada nesta quinta-feira (26/03) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O resultado interromperá uma sequência de pelo menos nove anos de crescimento contínuo e de cinco anos de elevação do PIB de mais de 3%.

O documento Informe Conjuntural, que traz as projeções da instituição para a economia no ano, informa ainda que o setor que mais será prejudicado é justamente o industrial, que terá uma redução de 2,8% no seu PIB. As projeções anteriores da CNI para este ano eram de 2,4% de crescimento da economia e de 1,8% de aumento do PIB industrial ante o ano passado.

Segundo os técnicos da instituição, a queda de 3,6% do PIB no quarto trimestre de 2008, a maior em mais de uma década, fez com que a economia entrasse neste ano num ritmo muito aquém do necessário para que haja crescimento positivo. Em outubro passado, o efeito carregamento era de 1,6% positivo, ou seja, se o País não acelerasse o ritmo o crescimento em 2009 ainda seria de 1,6% sobre 2008.

Mas o tombo no quarto trimestre foi tão acentuado, segundo a CNI, que o efeito carregamento passou a ser de 1,5% negativo. Isso quer dizer que a economia terá de crescer 1,5% ao longo dos quatro trimestres de 2009 para empatar com o patamar de 2008.

Os reflexos da crise internacional já são sentidos no mercado de trabalho, que deverá sofrer ainda mais durante o ano, segundo o Informe Conjuntural da CNI. Nos três meses de novembro a janeiro deste ano, foram fechados 800 mil postos de trabalho formais no País. Em fevereiro, foram criados 10 mil novas vagas, um fluxo significativamente menor do que os 119 mil novos postos em meses de fevereiro desde o ano 2000.

A CNI prevê que a taxa de desemprego média neste ano ficará 1,2 ponto percentual acima da taxa média de 2008. Para a instituição, o desemprego neste ano alcançará os 9,1%, na média, ante 7,9% no ano passado. O pico do desemprego deverá ser entre abril e maio, chegando próximo dos 10%. A taxa do final do ano deverá ser mais suave, em torno de 7,7%.

Com desemprego em alta, a massa salarial deverá diminuir, fazendo com que o consumo das famílias, importante fator de demanda no crescimento dos últimos anos, passará a ser negativa. A CNI estima que a variação anual do consumo das famílias será de 0,9% negativo, ante crescimento de 5,4% em 2008 sobre 2007. A previsão anterior da CNI era de crescimento de 3%.

Para a instituição, a inflação ficará sob controle, dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para a CNI, o IPCA, índice oficial, fechará em 4,2% no ano. A estimativa anterior era de
4,8%.

A folga na inflação abre espaço para um corte de juros mais significativo, escrevem os técnicos da CNI. Eles acreditam que a taxa nominal de juros média no ano será de 10,2%, ante previsão anterior de 12,21%. Para o fim do ano, os técnicos preveem 9% de taxa de juros.

No Response to "Com crise da Marolinha, CNI prevê crescimento nulo em 2009"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina