Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

“O Bolsa Família é uma conquista e o Poupança Educação proposto por Mendonça amplia o combate à pobreza”, diz secretário

{ Posted on 18:24 by Edmar Lyra Filho }

Assistente Social por formação e gestor público da área social, Marcelo Garcia é secretário de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, e foi Secretário Nacional de Assistência Social no governo Fernando Henrique Cardoso. Estuda o Orçamento Participativo e suas implicações desde que o modelo foi implantado pela primeira vez, na Prefeitura de Porto Alegre, em 1989. Convidado pelo Instituto de Desenvolvimento e Estudos Avançados (IDEA) e Instituto Frei Caneca para o Seminário “Políticas Sociais e o Bolsa Família”, Marcelo Garcia é estudioso das políticas públicas de transferência de renda e falou para o site do Democratas.

Democratas - Que importância o senhor vê num evento como esse?

Marcelo Garcia – O fato de trazer a população, representada por suas principais lideranças comunitárias, para um espaço como este para discutir essas idéias acerca de políticas sociais já um sinal do compromisso de Mendonça com a aplicação efetiva de novas ações nesta área. E o que eu vi aqui hoje foi um público extremamente receptivo às idéias e ansioso por uma mudança.

Que diferença o senhor vê entre as políticas sociais aplicadas na gestão petista do Recife e de sua gestão à frente da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro?

Marcelo Garcia – Não conheço tão a fundo o que é feito pela atual gestão da Prefeitura do Recife, mas pelo que se comenta aqui há enormes lacunas a serem preenchidas. O que tratamos hoje aqui foi justamente de maneiras de trazer mudanças efetivas na vida das pessoas, como no pacto que propusemos para a redução da pobreza e da indigência. Mais uma vez gostaria de ressaltar o compromisso de Mendonça Filho nesta área, pois vejo que ele vem percorrendo a cidade há um bom tempo, e tem uma visão ampla do que se passa.

O maior questionamento feito pelas lideranças é sobre o Bolsa Família e suas repercussões. Que avaliação o senhor faz do programa?

Marcelo Garcia – É preciso deixar claro que o Bolsa Família não é um favor que o Governo Federal concedeu à população: é uma conquista civilizatória. É um direito do povo brasileiro. A transferência de renda é um passo importante no sentido de dar dignidade às pessoas, mas não se pode ficar nisso. É preciso dar contrapartida e estímulo aos beneficiários, bem como atacar os demais problemas estruturais como saúde, educação e saneamento. É fundamental gerar políticas públicas de combate à pobreza, à miséria e à indigência. A agenda de Mendonça para o Recife é a de combate à pobreza. A proposta que ouvi aqui hoje de Mendonça para criar a “Poupança Educação” é um passo importantíssimo nesse sentido.

Fonte: Democratas Pernambuco

No Response to "“O Bolsa Família é uma conquista e o Poupança Educação proposto por Mendonça amplia o combate à pobreza”, diz secretário"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina