Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Mendonça diz que dará incentivo fiscal para estimular a ocupação habitacional e econômica de bairros às margens do Metrô do Recife

{ Posted on 22:35 by Edmar Lyra Filho }

O pré-candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho, andou de Metrô hoje pela manhã (02/05) acompanhado de urbanistas e especialistas em transporte urbano para apresentar sua proposta para estimular a dinamização econômica e habitacional das áreas que ficam às margens do Metrô entre as estações Central e Coqueiral. Na visita que durou uma hora e meia, Mendonça desceu nas estações Coqueiral, Barro e Tejipió, sendo muito cumprimentado pelos passageiros do Metrô e conversado com comerciantes e moradores das áreas visitadas.

“As áreas no entorno das estações do Metrô tem potencialidades para grandes projetos habitacionais e a prefeitura tem papel de indução nesse processo de integração da cidade com metrô”, afirmou Mendonça. A proposta apresentada por Mendonça prevê duas intervenções. A primeira de criação de nova fronteira de expansão urbana para habitação ao longo dos 7 km entre as estações Central e Coqueiral, realizando operações urbanas, incentivos fiscais e prioridade na aprovação de projetos habitacionais.

A segunda intervenção prevê a renovação do entorno das 10 estações (Recife, Joana Bezerra, Afogados, Ipiranga, Mangueira, Santa Luzia, Werneck, Barro, Tejipió e Coqueiral), através de espaços públicos de qualidade como praças, articulação do sistema viário principal e incentivo ao comércio e serviços.

“As duas intervenções propostas estão em sintonia com o que ouvi hoje das pessoas, que se queixam da falta de segurança, de calçamento, de iluminação adequada, de espaços de lazer, de melhor qualidade de vida”, afirmou. O taxista Antônio Pereira, que trabalha na Estação do Barro, criticou o abandono da área. “Precisamos de ponto de táxi, de banheiro público, de segurança. Dia de jogo aqui é um problema”, afirmou, aprovando a proposta de Mendonça.

Mendonça lembrou que o Metrô, um investimento de US$ 425 milhões da União, veio para o Recife a partir do trabalho de homens públicos como o senador Marco Maciel e do deputado Roberto Magalhães e foi expandido em função de parcerias com o Governo Estadual como a realizada nos Governos de Jarbas e de Mendonça.

“O metrô do Recife foi inaugurado pelo então governador Roberto Magalhães e a urbanização da estação Joana Bezerra foi feita pelo então prefeito Joaquim Francisco”, disse Mendonça, ressaltando que obras estruturadoras como o Metrô exigem compromisso de várias administrações, independente de cor partidária. “As áreas às margens do Metrô continuam estagnadas, praticamente como há 23 anos quando o Metrô foi inaugurado. Há de se mudar essa realidade, oferecendo condições de acessibilidade, de infra-estrutura e atraindo investimentos privados para dinamizar a zona Leste do Recife”, afirmou Mendonça.

No Response to "Mendonça diz que dará incentivo fiscal para estimular a ocupação habitacional e econômica de bairros às margens do Metrô do Recife"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina