Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Nordeste: Cidades podem ficar sem verba, Recife e Jaboatão estão entre elas.

{ Posted on 22:44 by Edmar Lyra Filho }
BRASÍLIA - No aniversário de um ano do Plano de Desenvolvimento da Educação, comemorado ontem (19), o ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que serão investidos mais de R$ 600 milhões no programa Caminho da Escola, que terá linha de crédito do BNDES para aquisição pelas prefeituras de veículos escolares. No entanto, 373 cidades nordestinas estão na relação das que podem perder os recursos repassados pelo MEC para transporte escolar. Elas ainda não prestaram contas do dinheiro repassado pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Em todo o país, são 945 municípios inadimplentes. As duas maiores cidades de Pernambuco, Recife e Jaboatão dos Guararapes, por exemplo, fazem parte da relação. A prestarão das contas do dinheiro recebido durante o ano de 2007 deveria ter sido feita até 15 de abril deste ano.

O repasse será suspenso, até que as informações sejam enviadas ao MEC. Na região Nordeste, os estados que têm mais municípios em situação de inadimplência são o Maranhão, com 83, e a Bahia, 75. Em seguida, aparecem o Piauí (45), Rio Grande do Norte (37) e a Paraíba (35). Alagoas, Pernambuco e Ceará têm 26 municípios nesta situação e Sergipe é onde a situação atinge o menor número de administrações: 20.

A oferta de transporte para que crianças e jovens do interior possam ir à escola com segurança está entre as principais ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Haddad disse que é a primeira vez que o governo federal prevê recursos, veículos de qualidade e a segurança dos alunos. "O cuidado com a segurança dos alunos é o ponto de destaque do programa", afirma. Os ônibus são padronizados, com estrutura para trafegar em estradas rurais, certificados pelo Instituto de Metrologia (Inmetro) e com ciclo de renovação da frota previsto para dez anos. É a esperança para que milhares de crianças nordestinas tenham transporte garantido e deixem de caminhar horas por dia para chegar a suas escolas, como acontece em muitas de nossas cidades.

Fonte: Folha de Pernambuco

No Response to "Nordeste: Cidades podem ficar sem verba, Recife e Jaboatão estão entre elas."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina