Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Jarbas Vasconcelos diz que o presidente Lula erra ao acusar oposição

{ Posted on 23:38 by Edmar Lyra Filho }

Do Blog da Folha

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) disse hoje, em discurso na tribuna do Senado, que o presidente Lula erra ao acusar a oposição de torcer pelo agravamento da crise econômica no Brasil. "Não acredito que exista um único brasileiro, do trabalhador mais humilde ao grande empresário, que esteja torcendo para que essa crise nos atinja mais gravemente. Só alguém que não quer enxergar a realidade, inebriado pelo poder e pelo egocentrismo doentio, pode alardear a existência de um movimento na sociedade que anseie pelo agravamento da crise como um meio para atingir a popularidade do presidente".

Jarbas lembrou que este comportamento do "quanto pior, melhor" foi adotado pelo PT quando estava na oposição. "Quando os petistas se encontravam na oposição, votaram contra a Constituição de 1988, trabalharam contra o Plano Real, quase derrotaram a Lei de Responsabilidade Fiscal. Este posicionamento adotado pelo PT é que realmente caracteriza o exercício de uma oposição irresponsável, que não se preocupava com os interesses maiores do País".

Para o senador do PMDB, o presidente Lula subestimou a crise econômica ao afirmar que ela não iria "cruzar o Oceano Atlântico" e que o Governo brasileiro não iria lançar "pacotes" contra os efeitos da turbulência econômica. "Talvez deslumbrado pelas pesquisas que mostram sua popularidade em níveis elevados, o presidente da República diz uma coisa na segunda-feira, desdiz dois dias depois e volta à mesmíssima retórica na sexta-feira", desabafou. O senador disse que hoje ninguém mais cobra coerência do petista. "O vai-e-vem dos palanques entra para o folclore político.As barbaridades palanqueiras começam a fazer parte da paisagem. Ninguém se irrita. Alguns até se divertem".

Jarbas Vasconcelos lembrou as crises econômicas enfrentadas pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. "A situação é grave, mas torço e acredito que os efeitos desta crise menores do que em outras anteriores. Por outro lado, é sempre bom lembrar que as crises enfrentadas pelo Governo passado tinham uma dimensão menor, sem o atual ’efeito dominó’. Na década de 90 e início deste século era a crise do México, a crise russa, a crise argentina, a crise dos Tigres Asiáticos. A crise atual nem pode ser chamada de uma crise dos Estados Unidos. Ela realmente começou nos Estados Unidos, mas hoje é um problema mundial e de efeitos globalizados".

Jarbas destacou que a bancada da oposição no Senado Federal tem disposição e vontade de ajudar o Governo, aprovando medidas que atenuem os efeitos da crise. "No Congresso Nacional, as lideranças governistas pedem e recebem apoio da oposição. Nos palanques pelo País a fora, o presidente nos acusa de terrorismo".

O senador pernambucano prometeu apoio. "Como integrante da bancada de oposição, minoritário dentro do meu próprio partido, estarei aqui para votar a favor de qualquer proposta que ajude a reduzir os efeitos da crise econômica. Rechaço a política do quanto pior, melhor mas também não me comportarei passivamente aceitando tudo que vem do governo, sem questionar, sem propor melhorias sem questionar, sem propor melhorias no que achar inadequado ou equivocado", afirmou Jarbas Vasconcelos.

No Response to "Jarbas Vasconcelos diz que o presidente Lula erra ao acusar oposição"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina