Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Jarbas é esquecido nos 30 anos de Suape

{ Posted on 15:56 by Edmar Lyra Filho }

Por Cecília Ramos, de Política / JC

A comemoração dos 30 anos do Complexo Portuário e Industrial de Suape reuniu seis ex-governadores, no último sábado, na Oficina Cerâmica Brennand, na Várzea. O evento foi marcado pela ausência do ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), adversário do governador Eduardo Campos (PSB), que comandou a festa. Tanto o anfitrião do evento como o senador Sérgio Guerra (PSDB), o aliado e amigo pessoal do peemedebista, não mencionaram o governo Jarbas (1998-2006) em seus discursos. O tucano, inclusive, cometeu uma gafe e não citou o ex-governador Mendonça Filho (DEM), presente à festa.

Apenas o deputado federal Roberto Magalhães, que governou Pernambuco entre 83 e 86, fez questão de citar os feitos de todos os ex-governadores, incluindo os de Jarbas, que assinou o contrato da Refinaria Abreu e Lima, em 2005. Na ocasião, ele recebeu a visita do presidente Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez, no Recife. Magalhães também destacou o papel do governo Lula. “Ele é um político mais paulista, porém foi quem mais olhou para Pernambuco.” O deputado foi escolhido pelo atual presidente de Suape, o secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra Coelho (PSB), para discursar em nome dos ex-governadores. Eduardo levantou-se para cumprimentar Magalhães, após o discurso.

Jarbas não compareceu alegando “compromissos pessoais”. Foi representado pelo ex-secretário Cláudio Marinho. Na festa, o comentário era o de que Jarbas não foi temendo ser hostilizado. Quando recebeu Chávez no Recife, o peemedebista foi vaiado pela claque do PT. Lula precisou intervir, pedindo silêncio.

Eduardo disse que não citou o rival porque ele estava “ausente”. “Eu também não citei Doutor Arraes”, referindo-se ao avô e ex-governador Miguel Arraes, representado na ocasião pela filha, Ana Arraes, mãe de Eduardo. “Aqui não tem vaia. Suape é de todos. E quem compareceu mostrou espírito público”, completou o governador.

Sérgio Guerra, que integrou o conselho de Suape, alegou que esqueceu. Mas lembrou de ser justo com o presidente Lula. “Eu não seria honesto se não mencionasse que Suape deve muito ao governo Lula. Ele apontou para Pernambuco ao escolher o Estado para sediar a refinaria”, discursou. Apesar da unidade forçada em nome de Suape, o clima não era hostil. Apenas protocolar. Eduardo cumprimentou todos os ex-governadores no início e no final da festa. Disse, ao discursar, estar “emocionado por chegar aos 40 anos podendo aplaudir Marco Maciel, Roberto Magalhães, Mendonça Filho, Gustavo Krause, Joaquim Francisco (todos do DEM e presentes na festa) e José Ramos”. Ele citou também Eraldo Gueiros (idealizador de Suape), já falecido.

Os ex-governadores só assistiram à cerimônia e não ficaram para a festa. Marco Maciel conversou rapidamente com Eduardo. “Foi muito bonito o gesto de vocês”, disse o governador para o senador, que desejou um “2009 produtivo”. Nenhum deles quis comentar a ausência de Jarbas, mas todos destacaram as contribuições do peemedebista.

1 Response to "Jarbas é esquecido nos 30 anos de Suape"

Luiz Arraes:acho completamente secundário este falso debate.O ex-governador não foi citado apenas.Mais significativo e revelador de uma personalidade,e não de uma atitude política,foi ele não ter ido.
Cabe destacar o gesto dos presentes ao deixar de lado divergencias e mostrar um estado unido em torno de seu progresso.
Os dois representantes-o deputado Roberto Magalhães e o senador Sérgio Guerra foram uma escolha acertada.Homens que enxergam mais longe do que outros.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina