Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Brasil precisa crescer 3% para evitar desemprego

{ Posted on 14:27 by Edmar Lyra Filho }
A economia brasileira precisa crescer pelo menos 3% em 2009 para evitar o crescimento do desemprego, segundo especialistas ouvidos pelo G1. Com essa expansão, o país criaria 1,2 milhão de novas vagas. Para os economistas, isso seria suficiente para absorver as pessoas que vão ingresssar no mercado de trabalho no ano que vem. “O Brasil precisa crescer pelo menos 3%, talvez até 3,5%, apenas para não gerar mais desemprego”, diz Clemente Ganzlucio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese).

“Cada ponto percentual representa algo como 400 mil novas vagas; 1,2 milhão de postos (de trabalho) é o necessário para absorver os novos entrantes no mercado de trabalho”, explica Edgard Pereira, do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No entanto, o país deverá ter dificuldade para alcançar esse nível de aumento. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) deve registrar expansão entre 5% e 5,5% em 2008, a crise econômica deve diminuir esse número em 2009. Enquanto o governo federal tem como meta um crescimento de 4% para o PIB em 2009 – valor que o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, já admitiu ser “ambicioso” –, outras projeções apontam para um resultado inferior.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta um aumento de 2,4%, enquanto a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) prevê aumento de 2,1%. No boletim Focus - levantamento semanal feito com cerca de 80 analistas -, a média das previsões aponta expansão de 2,5%. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o país só atingiria 3% em uma cenário otimista. A única organização a fazer uma projeção igual à do governo é a agência de classificação de risco Moody's. (G1)

No Response to "Brasil precisa crescer 3% para evitar desemprego"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina