Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Pernambuco cresce mais que o Brasil há uma decada.

{ Posted on 10:30 by Edmar Lyra Filho }
Por Terezinha Nunes

Com base em uma entrevista do presidente da Agência Condepe-Fidem, Antonio Alexandre da Silva, a imprensa pernambucana registrou em manchetes esta quarta-feira que Pernambuco crescerá mais do que o país este ano. O próprio dirigente chegou a projetar para o ano de 2011 um crescimento de 5,5% da economia estadual contra os 4% do crescimento esperado para a economia brasileira.

É salutar que o nosso estado esteja com uma boa previsão de crescimento este ano quando a economia internacional e a nacional já começam a mostrar sinais de inflexão por conta da crise econômica que teve início na Europa, atingiu os Estados Unidos, e ameaça os países emergentes.

Imagina-se até que foi por isso que a notícia dada pelo sr. Alexandre da Silva acabou dando a impressão de ineditismo e não se buscou fazer uma análise histórica dos dados da própria Agência Condepe-Fidem, que, há décadas, acompanha os números da economia estadual.

E o que estes dados revelam?. Revelam que desde 1999, o primeiro da administração Jarbas Vasconcelos, que a economia pernambucana iniciou um constante período de recuperação tendo crescido mais do que a do Brasil em 1999 (0,3 e 0,7), 2001(1,3 e 1,6), 2002 (2,7 e 4,1), 2005 (3,2 e 4,2) e 2006 (4,0 e 5,1). Em 2000 o percentual de crescimento foi igual (4,3%). As exceções foram os anos de 2003(1,1 e 0,6) e 2004(5,7 e 4,1) quando o Brasil cresceu um pouco mais do que Pernambuco.

No ano de 2007, o primeiro da gestão Eduardo Campos, houve uma inversão na tendência que vinha sendo observada e o Brasil cresceu 6,1% contra 5,4% da economia pernambucana. Em 2008, o Brasil cresceu 5,2% e Pernambuco apenas um pouco mais chegando 5,3%. Os dados finais de 2009 e 2010 ainda não estão oficialmente disponíveis.

O que a exposição destes números históricos demonstra é que, assim como Suape foi construído por vários governadores e hoje permite que Pernambuco receba grandes investimentos que aqui não chegariam caso não tivéssemos o porto que temos, a recuperação da economia pernambucana, nos moldes atuais, não aconteceu como um passe de mágica. É obra de, pelo menos, dois períodos de Governo: os oito anos da gestão Jarbas e os quase cinco anos da gestão Eduardo Campos.


CURTAS

Barbas de molho
A grande festa dada pelo deputado estadual Luciano Siqueira em comemoração ao seu aniversário neste final de semana foi interpretada nos meios políticos como um sinal de que o PCdoB pode lançá-lo candidato a prefeito do Recife caso o PT não apóie a reeleição do prefeito Renildo Calheiros, em Olinda, optando pelo nome da deputada estadual Tereza Leitão. Isso demonstra que o jogo ainda não foi jogado na Frente Popular.

Herdeiro
Berenice Pereira, esposa do deputado federal Cadoca Pereira, deve ser mesmo candidata a vereadora do Recife pelo PSC. Lulinha, filho do casal e também muito entusiasmado com a política, vai ser resguardado para 2014 quando deve se candidatar a deputado estadual. O objetivo de Cadoca é deixá-lo em seu lugar, ou seja, ajudá-lo a conquistar no futuro um mandato de deputado federal.

Múcio em 2014 ?
Não teriam sido apenas balão de ensaio as notícias que surgiram na imprensa há 15 dias falando da possibilidade de José Múcio Monteiro vir a ser candidato a prefeito do Recife com as bênçãos dos governador Eduardo Campos. Na verdade elas chegaram apenas antes da hora. Comenta-se nos meios governistas que Eduardo pensa no nome de Múcio para candidato a governador em 2014 com o discurso de união de Pernambuco. Eduardo então alçaria vôo nacional. Faz todo sentido.

No Response to "Pernambuco cresce mais que o Brasil há uma decada."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina