Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa terceira dezena de Setembro.

{ Posted on 20:00 by Edmar Lyra Filho }
A decisão de João Paulo.

Faltam poucos dias para o prazo final de filiações, 30 de setembro. A grande expectativa da política pernambucana compreende o destino do deputado federal João Paulo (PT). Eleito em 2000 para a prefeitura do Recife numa eleição atípica, João Paulo se consolidou como uma das maiores lideranças populares da história de Pernambuco. Sua gestão foi voltada para a população mais carente e o reflexo foi visto nas urnas, quando em 2004 o povo reelegeu João Paulo e elegeu João da Costa em 2008, ambos no primeiro turno. Sua vitória em 2000 teve papel fundamental para o esfacelamento da então toda poderosa União por Pernambuco, liderada pelo então governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e pelo então prefeito do Recife Roberto Magalhães (DEM). Em 2006, João Paulo viu uma possibilidade real de vitória para o Palácio do Campo das Princesas se esvair, quando foi rifado do processo para apoiar o seu correligionário Humberto Costa. Com a vitória de Eduardo Campos, João Paulo decidiu bancar a candidatura do seu então secretário de Orçamento Participativo João da Costa e foi vitorioso. Com isso, perdeu a chance real de ser o candidato da Frente Popular ao Senado na chapa do governador para o hoje senador Humberto Costa. Na disputa para a Câmara dos Deputados conseguiu uma votação consagradora, mesmo sem ter o apoio do Palácio e da Prefeitura do Recife, atingindo mais de 250 mil votos, sendo 150 mil na capital pernambucana. Pesquisas confirmam a liderança incontestável de João Paulo para uma eventual disputa a Prefeitura do Recife em 2012, porém, o petista não tem apoio do seu partido e muito menos do campo de forças ao qual faz parte. A decisão de João Paulo vai mexer diretamente com o processo do ano que vem. Se continuar no campo governista, continua como mero coadjuvante da aliança, se migra pra oposição tem possibilidade real de disputar a PCR ano que vem, ou até mesmo se resguardar para tentar o posto de maior cobiça do ex-prefeito do Recife: O cargo de Governador de Pernambuco. Cabe exclusivamente a ele esta decisão.

Estradas - O secretário de transportes Isaltino Nascimento decidiu mostrar serviço. Após receber inúmeras críticas, assinou diversas ordens de serviço para a construção de novas estradas e a requalificação de outras que quase inexistem.

Daniel Coelho - Conforme antecipamos nesta coluna e em nosso blog, o deputado estadual Daniel Coelho é o mais novo membro do PSDB de Pernambuco e deverá ser o candidato dos tucanos a prefeitura do Recife ano que vem.

Raul Jungmann - Com números modestos nas pesquisas iniciais e sem o respaldo do PSDB, o ex-deputado deverá arquivar o projeto de disputar a PCR no ano que vem pelo PPS.

Faxina - Dilma Rousseff começou a faxina no seu governo graças a denúncias da imprensa em relação a corrupção, o último a cair foi o ministro do Turismo Pedro Novais. E deve ter mais faxina, haja sabão pra limpar tanta sujeira.

Inflação - Todos estão percebendo, a inflação é um mal que os consumidores começam a sentir no bolso. Se continuar neste ritmo, pode ultrapassar os 7% que foram inicialmente previstos.

Rádio Guabiraba - Toda sexta-feira estaremos participando do programa Revista da Semana da Rádio Guabiraba FM com o quadro Política em Pauta. O programa vai das 09:00 às 12:00.

No Response to "Coluna Gazeta Nossa terceira dezena de Setembro."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina