Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Os parlamentares pernambucanos e o DIAP.

{ Posted on 23:04 by Edmar Lyra Filho }
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) todo ano escolhe os 'cabeças' do Congresso. São aqueles deputados e senadores que mais se destacam em sua atuação no parlamento.

Num total de 594 parlamentares, onde são 513 deputados e 81 senadores, Pernambuco detém 28 cadeiras, o que representa aproximadamente 5% da composição do parlamento nacional.

Com a escolha dos 100 melhores do Congresso Nacional, temos aí algo em torno de 17% de todos os parlamentares do Brasil.

Pernambuco teve na lista de 2011, nove representantes, são eles: os deputados Ana Arraes (PSB), Inocêncio Oliveira (PR), Sérgio Guerra (PSDB), Bruno Araújo (PSDB), Fernando Ferro (PT) e Paulo Rubem (PDT) e os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB), Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT).

No Senado, temos 100% de aproveitamento, Jarbas Vasconcelos não é novidade para ninguém, faz um mandato coerente e consistente, atraindo para si os holofotes da mídia nacional por conta da sua oposição ferrenha ao governo e no seu combate à corrupção.

Armando Monteiro, que sempre figurou na lista do DIAP como deputado federal, aparece agora como senador e também não existe novidade alguma. Afinal, Armando é um político influente e altamente articulado.

A grande surpresa é a presença de Humberto Costa, que apesar de ter sido ministro e ser um dos cabeças do PT, não havia participado do Congresso Nacional e não estava em evidência. Surge como a grande novidade. O que significa um excelente aproveitamento de Pernambuco no Senado da República. Nosso estado tem três excelentes senadores e vai muito bem, obrigado!

Quando analisamos a composição da Câmara dos Deputados é que entendemos a queda da qualidade dos nossos parlamentares. Pernambuco perdeu Maurício Rands, Roberto Magalhães e Raul Jungmann que eram figuras carimbadas nas escolhas do DIAP.

Nos restando apenas a deputada Ana Arraes que está indo pro TCU e os deputados Inocêncio Oliveira, influente no Congresso e sempre participante da Mesa Diretora da Câmara, Fernando Ferro que é um parlamentar dedicado ao PT e sempre está na tropa de choque do governo, Paulo Rubem Santiago que quase não era reeleito, mas sempre tem atuação destacada. O deputado e ex-senador Sérgio Guerra não é novidade pra ninguém. Tem grande influência por ser presidente do PSDB e também por ser um grande articulador político.

A grande novidade e grata surpresa é a presença do deputado Bruno Araújo, que no segundo mandato de deputado federal ocupa espaços consideráveis, o que o consolida como grande quadro de valor do PSDB para pleitos majoritários futuros.

Mesmo assim, apesar de termos nove parlamentares, ainda é muito pouco para Pernambuco. Dos 25 deputados federais, apenas seis foram indicados, os demais estão às margens das grandes discussões do país. O aproveitamento de Pernambuco é de apenas 24% da bancada na Câmara.

Se compararmos com anos anteriores, podemos ver que perdemos muito, no Senado sempre tivemos influência, mas na Câmara Federal é muito pouco. Sobretudo quando se trata de um estado influente na federação que sempre tem vez e voz na República.

O que nos leva a concluir que a bancada federal de Pernambuco está perdendo a qualidade e a consistência.

No Response to "Os parlamentares pernambucanos e o DIAP."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina