Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

"Marolinha": Crise leva o Cesar a realizar novas demissões

{ Posted on 11:35 by Edmar Lyra Filho }
Por Jacques Waller, na editoria de Economia / JC

A crise voltou a rondar o polo de tecnologia da informação de Pernambuco. Sete funcionários do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) foram demitidos na última terça-feira. De acordo com o superintendente do centro, Sérgio Cavalcante, o grupo era formado por profissionais especializados em teste de software, todos ligados a um contrato com a Motorola. O motivo das demissões, segundo Cavalcante, foi a reestruturação de investimentos da multinacional, que enfrenta problemas em sua divisão de celulares.

"A Motorola está fazendo uma redução mundial de investimentos e como somos muito projetizados, a medida nos afetou. Este cancelamento não era planejado, mas também não foi algo inesperado", contou Cavalcante. O superintendente disse que o Cesar ainda possui projetos contratados pela Motorola, mas não revelou o valor, nem o total de profissionais empregados nestes projetos.

Mesmo com o baque, Cavalcante afirmou que o impacto, apesar das demissões, é pequeno. "Hoje estamos muito mais amadurecidos. Sempre mantemos espaço livre e relocamos pessoal quando vemos notícias negativas sobre nossos contratantes", comentou. Cavalcante também afirmou que não há outros projetos em fase de conclusão, nem mais demissões previstas. Atualmente, o Cesar possui cerca de 600 funcionários.

O executivo disse estar confiante quanto às metas de faturamento para o ano, mas revelou estar ainda mais cauteloso. "A cautela aumentou. Ainda estamos otimistas, apesar da crise global, e diversificamos nossos clientes. Acredito que mantenhamos o desempenho, mas crescimento é outra história", disse.

APREENSÃO

Uma fonte ligada ao Cesar disse que o clima é de apreensão dentro projeto Motorola, já que a crise na multinacional pode forçar um novo cancelamento de contrato a qualquer momento. Mesmo assim, disse a fonte, a percepção é que a última demissão foi mais um susto do que o prenúncio de uma crise.

Esta foi a terceira demissão no Cesar em menos de um ano. Na primeira, em maio de 2008, foram cortados 25 funcionários em um ajuste financeiro interno. Na segunda, há cerca de dois meses, 15 profissionais também ligados a projetos da Motorola foram desligados. O corte, na verdade, foi de cerca de 40 profissionais, mas a maioria terminou migrando para outras áreas do Cesar.

No Response to ""Marolinha": Crise leva o Cesar a realizar novas demissões"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina