Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Eleições presidenciais: O projeto da oposição para 2010

{ Posted on 20:03 by Edmar Lyra Filho }
Por Edmar Lyra

A cada dia que se passa, nos jornais, nas pesquisas, nos blogs, a tendência é uma só. A oposição ao Governo Lula tem que apresentar um projeto para o pós-Lula. Um projeto para o Brasil que esteja em sintonia com a necessidade do povo brasileiro.

Que projeto seria esse ? Ficou nítido, após 7 anos do governo Lula que o estigma de Direita x Esquerda está ultrapassado. Bem como que o PT pregava a pecha de anti-democráticos, neoliberais, entre outros no Democratas e no PSDB, também ficou no passado.

A partir de 2010, não há mais o novo contra o velho, porque tanto o PT e aliados como PSDB e aliados já passaram pelo governo. Agora, a discussão será num projeto de desenvolvimento do Brasil.

Essa discussão passará pelas reformas, a Reforma Política, a Reforma Tributária, a Reforma Universitária, bem como numa discussão voltada para a eficiência da gestão pública. Um modelo de gestão voltado para o resultado do setor público.

Este setor, sobretudo, o federal, recebe muitas críticas por conta da sua burocracia, da sua morosidade. Isso é observado na previdência social, na justiça federal, entre outras.

Essa discussão tem de ser feita, porque é do interesse da população. Por mais que as pessoas não entendam estas questões a fundo, elas estão diretamente envolvidas com o andamento do país.

Antes de escolher o candidato da frente que compõe hoje a oposição, PSDB, DEM e PPS. Seja o Governador de São Paulo José Serra, seja o Governador de Minas Gerais Aécio Neves. Ambos terão que apresentar um projeto pós-Lula. Pois, é bem provável que o Presidente Lula transfira boa parte de sua popularidade(ultrpassando os 70% de aprovação) para sua candidata, Dilma Rousseff, Ministra-Chefe da Casa Civil.

Se a frente que representa a oposição a Lula não se movimentar, pode ocorrer uma possibilidade de continuidade do Governo Lula. A oposição precisa apresentar-se como uma ótima alternativa para o país. Caso contrário, não adianta ter candidato liderando pesquisas, porque a melhor pesquisa que existe, é aquela que sai da urna. Ou seja, a real vontade do povo brasileiro.

É fundamental que a oposição discuta primeiramente um projeto para o país com a sociedade. Bem como viabilizar a união entre José Serra e Aécio Neves numa chapa presidencial. Tendo José Serra como cabeça de chapa e Aécio Neves vice-presidente.

Aécio Neves não seria apenas um vice, uma figura decorativa. Seria um político a ser preparado nacionalmente, num eventual governo, para ocupar um cargo de grande visibilidade. Se colocando como o sucessor de Serra. Caso a oposição utilize outra ação que não seja esta, poderá perder uma ótima chance de voltar ao Governo Federal.

Aécio Neves apresentou um belo discurso do pós-Lula. E é assim que toda a oposição tem que seguir. Um novo projeto para o Brasil, voltado para o social, sem esquecer do desenvolvimento eqüinânime para todo o país.

No Response to "Eleições presidenciais: O projeto da oposição para 2010"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina