Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Custo de empréstimo atinge o maior nível desde 2003

{ Posted on 18:19 by Edmar Lyra Filho }
Apesar da redução de impostos e custos que afetam o crédito bancário, a parcela dos juros que embute o ganho dos bancos (o chamado "spread") subiu no fim de 2008. De acordo com o Banco Central, o "spread" bancário subiu em dezembro para 30,6 pontos percentuais, o maior nível desde agosto de 2003. O spread é a diferença entre a taxa de captação dos bancos e os juros que eles cobram do consumidor e das empresas.

O "spread "é composto por impostos, custos operacionais, inadimplência e também pelo ganho dos bancos. No último trimestre do ano, o governo reduziu compulsórios e impostos, mas não houve queda no "spread". Em setembro, os bancos pagavam 14% na captação e emprestavam a 40,4% ao ano. A diferença era de um "spread" de 26,4 pontos. Em dezembro, os bancos já conseguiam dinheiro mais barato (12,6%), mas a taxa de empréstimo subiu para 43,2%, o que aumentou o spread para 30,6 pontos.

Cheque especial

Outro dado que mostra esse movimento é a comparação com a taxa básica de juros, que subiu 2,5 pontos percentuais no ano. Nesse período, o custo de captação dos bancos aumentou menos (1,1%), mas os juros avançaram 9,4%. No cheque especial, por exemplo, o spread aumentou 34,7 pontos percentuais no ano passado, o maior aumento entre todas as modalidades de crédito. Da taxa de 174,9% ao ano cobrada do consumidor em dezembro, 162,5 pontos eram de "spread".

Blog do Magno

No Response to "Custo de empréstimo atinge o maior nível desde 2003"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina