Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

A oposição recifense dorme no ponto.

{ Posted on 21:46 by Edmar Lyra Filho }
Quando o ex-deputado Raul Jungmann decidiu lançar a Mesa da Unidade, imaginei que poderia ser uma boa alternativa para a oposição se unificar e apresentar uma alternativa real de poder na cidade do Recife.

A ideia da Mesa da Unidade é boa. Porém, o conteúdo tem sido fraquíssimo, a forma também. A grande comprovação de que a Mesa da Unidade não tem consistência é que existem quatro pré-candidatos: Os deputados federais Mendonça Filho (DEM) e Raul Henry (PMDB), o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) e o ex-deputado federal Raul Jungmann (PPS). Isso sem contar com balões de ensaio que muitos fazem como a pré-candidatura da vereadora Priscila Krause (DEM) e do deputado federal Bruno Araújo (PSDB). No caso, a oposição tem seis pré-candidaturas. Umas formalizadas e outras menos formais.

Seis pré-candidaturas num campo que perdeu a prefeitura do Recife em 2000, 2004 e 2008, o governo do estado em 2006 e 2010, e a presidência da república em 2002, 2006 e 2010, é muito para quem tem pouca perspectiva de poder.

A oposição sofre de um mal que até agora não entendeu. Primeiro é que sua unidade é de fachada, são diversos candidatos a salvador da pátria e ninguém se entende. Segundo é que nomes já testados e reprovados nas urnas por mais de uma vez, insistem em disputar eleição majoritária, vide o deputado Mendonça Filho (Governo em 2006 e Prefeitura em 2008) e o ex-deputado Raul Jungmann (Prefeitura em 2004 e Senado em 2010).

A oposição precisa entender que os únicos nomes capazes de disputarem uma eleição majoritária com perspectivas reais de vitória são o deputado federal Raul Henry e o deputado estadual Daniel Coelho. O primeiro porque só disputou uma majoritária como cabeça de chapa saindo maior do que entrou, figura nas pesquisas com bons números e grande potencial de crescimento. O segundo é a essência da renovação da oposição, tem bom discurso e não está atrelado a situações que foram amplamente rejeitadas pela população recifense e pernambucana, como o fato de fazer parte de governos anteriores por exemplo.

Não bastasse a indefinição das candidaturas, a oposição não tem discurso. Não tem propostas para o Recife. Questões como trânsito, meio-ambiente, capacitação profissional, geração de emprego e renda, combate às drogas, etc. Nada disso foi apresentado, e ao que me consta, sequer foi iniciado um debate para elaborar um programa de governo.

Sem as máquinas municipal, estadual e federal, o grande trunfo da oposição é se contrapor ao projeto de João da Costa, conhecidamente rejeitado pela população e pelo modo PT de governar, que também segue desgastado. Para isso, deveriam entender aquele velho ditado e colocá-lo em prática: quem é coxo, parte cedo.

Portanto, o primeiro passo seria definir seu candidato ou seus candidatos (no máximo dois) e em sintonia com esta definição, designar seus melhores quadros para elaborarem programas de governo para áreas importantes como saúde, habitação, educação, mobilidade urbana, etc. O último e não menos importante passo seria realizar pesquisas qualitativas para afinar o discurso com os anseios da população. Quando chegassem em março, prazo extra-oficial de definição de candidaturas, a oposição teria candidato, unidade de fato, discurso e projeto para o Recife.

Vale salientar que pesquisas mostram que o recifense rejeita o atual prefeito, mas quer continuar com um prefeito que tenha o mesmo perfil do governador Eduardo Campos, talvez isso explique o lançamento da candidatura do socialista Fernando Bezerra Coelho.

Se a oposição não acertar o passo, corre sérios riscos de ver o PT sair da prefeitura, mas continuar na oposição, dessa vez tendo um PSB robusto e que teria plenas condições de se manter no poder por muitos anos.

Quando os caciques oposicionistas irão acordar? Em janeiro de 2013?

No Response to "A oposição recifense dorme no ponto."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina