Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa segunda dezena de dezembro.

{ Posted on 21:02 by Edmar Lyra Filho }
A entrada de João Fernando em Jaboatão.

O grande fato político do final do ano foi o lançamento da pré-candidatura do deputado João Fernando Coutinho (PSB) a prefeito de Jaboatão. O socialista de 32 anos cumpre o terceiro mandato na Assembleia Legislativa. Natural de Água Preta, João tem grande inserção no grupo do governador Eduardo Campos e é potencial candidato a deputado federal em 2014. A sua entrada no páreo de Jaboatão foi a única que assustou o prefeito Elias Gomes, que até então, voava em céu de brigadeiro. Não tinha adversários competitivos e 2012 seria apenas uma nomeação do tucano. Analisando com calma, a entrada de João Fernando nada mais é do que cobrar de Elias Gomes o posto de vice-prefeito para o partido do governador. Se João Fernando assume a candidatura de vice-prefeito, sairia do páreo de 2014 tanto pra reeleição como numa eventual disputa para a Câmara Federal, o que facilitaria a negociação do governador Eduardo Campos com seus partidários para novas articulações. João Fernando também teria a garantia de Elias que seria o seu sucessor, o que obviamente seria excelente para o socialista e para o próprio PSB, que teria plenas chances de conquistar uma importante cidade da Região Metropolitana do Recife em 2016. Na sintonia desse projeto, o PSDB, para manter sua principal prefeitura, talvez fosse obrigado a abdicar da candidatura de Daniel Coelho no Recife, e apoiaria o socialista Fernando Bezerra Coelho. Outra negociação que também entraria na mesa seria a desistência de Vavá Rufino (PSDB), secretário de Elias, na disputa pela prefeitura de Moreno para apoiar o socialista Adilson Gomes Filho. Caso essas negociações não deem certo, João Fernando entra com a força do Palácio e pode dificultar diretamente o projeto de Elias e do PSDB, porque, assim como o tucano em 2008, seria o fato novo da eleição de 2012.

Humberto Barradas - Ex-prefeito de Jaboatão e agora filiado ao PCdoB, Barradas havia anunciado que seguiria o caminho que o PCdoB tomasse, inclusive de apoiar Elias Gomes. Com a entrada de João Fernando, o comunista já disse que seu voto é do socialista e não abre.

Augusto Coutinho - Por falta de respaldo junto ao tucano Elias Gomes, o deputado federal democrata já anunciou que o seu partido pode marchar com a candidatura de João Fernando no município.

João da Costa, não - Em conversa com jornalistas, o senador Armando Monteiro descartou o apoio do seu partido a reeleição do prefeito João da Costa. Segundo o petebista, João não faz uma boa gestão e peca na questão política.

Eduardo Campos - Segundo o instituto Exatta, o governador Eduardo Campos aumentou sua aprovação. Antes era de 83%, agora é de 86%. O socialista terá papel fundamental nas eleições do ano que vem. Quem ele apoiar tem boas chances de obter êxito.

Dilma Rousseff - A presidente, enfim, demitiu Carlos Lupi. O ex-ministro do Trabalho trouxe um desgaste desnecessário para o governo e demorou muito para cair. Com a queda de Lupi, o governo Dilma mantém a incrível média de um ministro demitido a cada 48 dias.

Betinho Gomes -  O deputado tucano e pré-candidato a prefeito do Cabo tem se movimentado muito bem. Angariando apoio de partidos da oposição e até mesmo do governo. Tem grandes chances de contar com o apoio do PTB de Lula Cabral para a disputa em 2012.

No Response to "Coluna Gazeta Nossa segunda dezena de dezembro."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina