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Concessão é a melhor saída.

{ Posted on 23:33 by Edmar Lyra Filho }



Várias pessoas têm questionado a situação das estradas em Pernambuco, bem como o Terminal Integrado de Passageiros, o TIP. Apenas para entrar no mérito exclusivo dos transportes em Pernambuco vamos a algumas observações.

O governo Jarbas Vasconcelos duplicou a BR-232 e entregou aos pernambucanos em 2002, desde que Eduardo Campos assumiu em 2007 nada foi feito em termos de manutenção da via e a atual situação é alegada pelo atual Governador graças a supostas irregulariades na construção da obra.

O fato é que o Estado não tem condições de manter as estradas em perfeitas condições por conta da burocracia no setor público que é elevada e as necessidades de manutenção ficam em segundo plano por conta de outras demandas como a saúde e educação.

Infelizmente, o Governador, por questões ideológicas não aceita a concessão das rodovias, mesmo já tendo feito isso na Ponte do Paiva e no atual modelo de gestão da saúde, quando entregou à iniciativa privada a gestão das UPAs e dos dois hospitais entregues pelo Governo do Estado.

Se colocada a querela ideológica de lado, Pernambuco tem muito a ganhar e os pernambucanos muito mais.

Já utilizei a Linha Verde na Bahia que é uma rodovia pedagiada e achei maravilhoso seu estado de conservação e até gostei de pagar R$ 4,50 na ida e na volta, totalizando R$ 9,00.

O que são nove reais para quem utiliza uma estrada em perfeitas condições, evitando o risco de acidentes e consequentemente o risco de morte e o prejuízo por alguma danificação no veículo? Nada.

O Governador poderia criar um Programa de Concessão de Rodovias do Estado de Pernambuco, deixando para a iniciativa privada a responsabilidade de manutenção das rodovias, e a Secretaria de Transportes através do Departamento de Estradas e Rodagens regularia as empresas que fariam a manutenção das estradas.

Na mesma esteira, observamos a atual situação do Terminal Integrado de Passageiros de Pernambuco. Uma verdadeira vergonha. Não há manutenção, não há qualidade no serviço e quem sofre muito com isso são os passageiros.

Caso o Governador crie o Programa de Concessão dos Terminais Integrados de Passageiros, os passageiros irão ganhar muito com a melhoria do serviço que é de total desorganização. Teremos um transporte de qualidade para os pernambucanos e a mesma Secretaria de Transportes iria regular a empresa que recebesse a concessão do TIP.

Não adianta mais Eduardo Campos ficar nessa mesquinhez de não conceder a iniciativa privada por conta da pecha de privatista que ele colocou na oposição. Isso é ser pequeno demais.

Ele precisa olhar para o desenvolvimento de Pernambuco que necessita urgentemente de rodovias de qualidade e também de um sistema de transporte efetivo que possa atender da melhor forma possível os pernambucanos.

Um dos maiores gargalos para o desenvolvimento de Pernambuco é a precariedade de suas estradas. Não adianta Pernambuco receber investimentos de empresas multinacionais se não tem condições de escoar sua produção. Pernambuco tem perspectivas de dobrar o seu PIB, mas como fará o transporte dos seus produtos se não tem rodovias de qualidade?

Por conta do desenvolvimento econômico de Pernambuco, não cabe mais a atual situação das nossas estradas, precisamos que o Governador deixe de lado a crítica a privatização e olhe para o futuro de Pernambuco. Todos irão ganhar.

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