Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Coluna Gazeta Nossa segunda quinzena de maio.

{ Posted on 14:49 by Edmar Lyra Filho }
Todo cuidado é pouco.

A volta da inflação é uma notícia que vem tomando forma nos jornais diariamente. Alguns governistas dizem que ela não é fato e passa mais por terrorismo de economistas de oposição do que propriamente realidade plausível. O fato é que durante o Governo Lula tivemos crescimento econômico acentuado, poder aquisitivo da população crescente e descontrole dos gastos públicos. Essa combinação é explosiva e desemboca em um inexorável aumento de preços. A meta de inflação do Banco Central era de 4,5% com uma margem de chegar a no máximo 6,5% ao final de 2011. Já estamos com 6,3% na inflação acumulada nos últimos doze meses. Considerando apenas de janeiro a abril de 2011, estamos com um acumulado de 3,23%. Mantida a média, a inflação pode ultrapassar os 9%, porém, como o Banco Central aumentou os juros e isso terá reflexo direto na inflação, ela deve encerrar 2011 na casa dos 7%. A queda do preço dos combustíveis que deverá ser observada a partir de agora, tendo em vista que passamos o período de entressafra da cana-de-açúcar, também contribuirá para uma redução da perspectiva de inflação. O aumento de preços já está sendo percebido também pelas classes econômicas mais baixas por conta do aumento do preço dos alimentos. A grande preocupação dos economistas se dá pela indexação para 2012, tendo em vista que os reajustes do ano que vem terão como base o resultado da inflação de 2011, e isso pode gerar um efeito de aumento considerável nos preços da energia, da água, do IPTU e de muitas outras atribuições de todas as classes. Vale salientar que o Governo Dilma tem tomado decisões corretas no intuito de coibir um aumento desenfreado da inflação, mas a grande preocupação é que essas atitudes possam não ter efeito direto no controle do aumento de preços. E que atitudes mais drásticas sejam necessárias. Nos próximos meses devermos observar um aumento da taxa Selic, que é a taxa básica de juros estipulada pelo Banco Central, que já está na casa dos 12%. Portanto, apesar do Governo tomar medidas cabíveis para controlar a fera da inflação, é necessário que todos tenham cuidado para que uma eventual volta dela não prejudique o ganho real do cidadão brasileiro.

André Campos - O Secretário de Turismo da Prefeitura do Recife tem retomado projetos de gestões anteriores que tiveram grande sucesso. A volta do Festival da Seresta é um exemplo que o Secretário quer reestruturar o turismo no Recife.

Usina Nuclear - O Governador Eduardo Campos deverá anunciar em breve a implantação de uma Unsina Nuclear em Itacuruba. O bônus se dá pelo desenvolvimento econômico que isso poderá trazer, já o ônus é sobre o reflexo ambiental que virá com a Usina. Isso precisa ser colocado na balança pra decidir o que for melhor pra Pernambuco.

Rio Mar - O Shopping Rio Mar do empresário João Carlos Paes Mendonça está sendo construído no Pina e está tendo grande reflexo no crescimento da área. Dois empresariais estão projetados para o entorno e deverão ser anunciados outros empreendimentos em breve.

Quinta Etapa - O Shopping Recife está construindo sua quinta etapa que terá grande influência na importância do empreendimento comercial. Várias lojas e um edifício garagem serão construídos, sem dúvidas, colocarão o Shopping Recife em um novo patamar de centro comercial a nível nacional e até mundial.

Nike e Apple - As lojas que foram anunciadas em primeira mão aqui na coluna já estão fazendo grande sucesso. Elas funcionam no espaço que era destinado ao Applebees. A loja da Apple é a iTown, o Recife precisava de uma filial dela aqui.

No Response to "Coluna Gazeta Nossa segunda quinzena de maio."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina