Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Os atores na eleição de Pernambuco

{ Posted on 21:21 by Edmar Lyra Filho }
*Por: Adriano Oliveira

A Ciência Política tem condições de prever as ações dos atores. E, por conseqüência, construir cenários eleitorais. Contudo, é necessário que o analista político esteja bem informado para construí-los. Sem informação é impossível construir cenários.

No momento, diversos atores políticos cantam vitória. Por outro lado, alguns atores estão desmotivados. Diante deste quadro, observo que os atores políticos, em particular os candidatos nas próximas eleições, não estão conseguindo prever o que poderá acontecer. Em razão disto, como analista político, observo que:

1. João Paulo pode ser candidato ao Governo do Estado. Condição para tal existe. Se, e não somente se, Ciro Gomes mantenha a sua candidatura à presidente da República. José Dirceu e outras lideranças certamente não aceitarão que Ciro atrapalhe o possível sucesso eleitoral de Dilma. Portanto, João Paulo, apesar de João da Costa e Humberto Costa desmentirem, pode ser candidato ao governo.

2. Por incrível que pareça, só existiram duas razões para Eduardo Campos ter permitido que Ciro lançasse a sua candidatura à presidente: 1) incerteza nas chances eleitorais de Dilma. Neste caso, Campos no segundo turno estaria liberado para negociar com Serra; 2) Ou desejo de obter mais benefícios no governo Lula. A estratégia de Campos em ainda manter Ciro Gomes na disputa não é a mais adequada.

3. Apesar das especulações, Sérgio Guerra será candidato no campo oposicionista. Ele se candidatará a reeleição ou à Câmara. Se Jarbas for candidato, e somente se, Guerra poderá optar pelo senado. Caso não, Guerra tem base robusta para garantir a sua eleição para federal. Informações que me chegam dão conta de que Guerra esperava que atores ligados a Eduardo Campos não invadissem as suas bases eleitorais. Mas isto não ocorreu. Por conseqüência, e em razão da possível candidatura de José Serra, o senador tucano torce para que Jarbas seja candidato.

4. O PT irá compor o chapão? O governador Eduardo Campos tem dúvidas quanto a isto. Se João Paulo for candidato a deputado federal não existe motivo para o PT ir para o chapão. A não ser que o PT ganhe a vice-governadoria. E João Paulo aceitaria ser vice de Eduardo? Não. O tamanho político do ex-prefeito não possibilita esta escolha. Humberto Costa é uma alternativa. Mas provocaria grande racha no PT, pois João Paulo não admitirá. Neste instante, os petistas, na verdade, têm dúvidas do que fazer.

5. Fernando Bezerra Coelho luta desesperadamente por um espaço na chapa majoritária – vice de Eduardo Campos ou o Senado. A última opção é possível, caso Armando Monteiro desista da disputa. Com Jarbas candidato, a pujança eleitoral será enfraquecida. Diante disto, o deputado petebista retira a sua candidatura à Câmara Alta e disputa a reeleição. Marco Maciel e João Paulo são os favoritos para a disputa do Senado. Com Jarbas Vasconcelos candidato, cresce as chances de reeleição do senador democrata. Mas se Jarbas não for? Maciel tem capital eleitoral para renovar o mandato.

O quadro eleitoral em Pernambuco não está definido. Apenas alguns deputados podem ser considerar reeleitos. No mais, os atores políticos ainda não se definiram. Fatos irão ocorrer que poderão mudar o destino desta eleição. Neste sentido, definir vitória de algum ator é ato de forte precipitação. Alguns atores ainda não mostraram as suas reais intenções.

*Adriano Oliveira é doutor em Ciência Política e professor adjunto do Departamento de Ciência Política da UFPE (adrianopolitica@uol.com.br).

No Response to "Os atores na eleição de Pernambuco"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina