Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Jarbas está certo em postergar sua decisão.

{ Posted on 04:09 by Edmar Lyra Filho }

Todos nós sabemos que Jarbas Vasconcelos será candidato ao Governo de Pernambuco em outubro pelas forças de oposição. Bem como sabemos que José Serra será candidato a Presidência da República.

Porém, o que ganharia Jarbas Vasconcelos em anunciar agora em janeiro sua candidatura ao Governo de Pernambuco? Absolutamente nada. Pelo contrário, viraria alvo dos seus opositores e sofreria um desgaste desnecessário.

A partir do momento em que um político se coloca como candidato a alguma coisa, existem pontos positivos e pontos negativos. No caso de Jarbas Vasconcelos que já foi duas vezes Prefeito do Recife, inclusive, eleito por diversas vezes o melhor do Brasil, duas vezes Governador de Pernambuco, também considerado um dos melhores Governadores do país, depois eleito Senador da República com mais de dois milhões de votos, ele não tem mais o que provar a ninguém.

Seu adversário tem, o Governador Eduardo Campos precisa mostrar muita coisa para que o povo diga se ele merece ou não continuar governando Pernambuco.

O Palácio do Campo das Princesas tem dado declarações, através dos auxiliares do Governador, de que a eleição de outubro são 'favas contadas', porém, a verdade é que o Palácio treme ao ouvir o nome de Jarbas Vasconcelos. Eduardo Campos é dado como imbátivel pelos seus aliados. Será que ele é?

Vamos aos fatos. Em 2006, haviam três candidatos: Mendonça Filho (PFL), então Governador disputando reeleição, Humberto Costa (PT) e Eduardo Campos (PSB). Dos três, quem menos tinha chances de vitória era o socialista Eduardo Campos. Porém, por erros de condução da campanha de Mendonça Filho e pelo escândalo das Sanguessugas contra Humberto Costa, Eduardo Campos foi levado a um segundo turno.

No segundo turno, com o apoio de Lula, Eduardo foi eleito Governador de Pernambuco.

Os fatos comprovam que a eleição de Eduardo Campos foi muito mais um 'acidente de percurso' do que propriamente méritos do candidato. Ele, como se diz, estava no lugar certo, na hora certa, no momento certo.

Eduardo é amparado por uma ampla base de sustentação, foi eleito com o apoio de dezoito partidos. Porém, sua base é passível de desmoronamento porque não é sólida, é muito mais de fisiologismo do que propriamente ideologismo. Digamos que de todos os partidos, apenas o PSB, o PT, o PCdoB e o PDT estão com Eduardo para o que der e vier. E os outros quatorze partidos?

Estão com Eduardo da mesma maneira que poderiam estar com Mendonça Filho ou Humberto Costa se eles tivessem sido eleitos. Estão exclusivamente pela proximidade com o poder.

Portanto, diante desses fatores, entende-se o quanto Jarbas Vasconcelos atormenta os atuais 'donos' do Palácio do Campo das Princesas. É por isso que há todo um açodamento por parte dos aliados de Eduardo Campos diante da eventual e cada vez mais real candidatura de Jarbas ao Governo de Pernambuco.

Enquanto Jarbas não tem mais o que provar aos pernambucanos, todos o consideram praticamente como um mito de Pernambuco, Eduardo ainda precisa provar muito para ser considerado uma liderança consolidada no estado.

1 Response to "Jarbas está certo em postergar sua decisão."

Emidio Cavalcanti:os especialistas dizem,categóricamente que Jarbas não vira o jogo.A O tempo passa e isto já se mostra nas pesquisas.Do governo dele as pesoas só se lembram da Br 232,que esvaziou os cofres do estado.
Eduardo Campos não vai para um minuto a partir de agora.Jarbas,bem como Sérgio Guerra,não são idosos mas são doentes.Hipertensos,Diabéticos.Sérgio não tem nem um rim nem o baço e Jarbas tem Hiprtensão portal,tromboangeíte e alcoolismo.
Foram descoselhados a garndes esforços.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina