Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Jarbas: Decisão Tomada

{ Posted on 01:32 by Edmar Lyra Filho }

No Diário de Pernambuco

Nem mesmo a primeira semana de 2010 encerrou-se e já surgem novas especulações sobre o destino político do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Embora ele próprio tenha estabelecido o Carnaval (meados de fevereiro) como prazo para anunciar sua decisão de concorrer ou não ao governo, ontem nota publicada na coluna de Luiz Carlos Azedo, no Correio Braziliense, afirma que o senador foi convencido a entrar no páreo pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A nota informa que Jarbas teria sido levado a concorrer a novo mandato no Executivo pernambuco, apesar do favoritismo do governador Eduardo Campos (PSB). "A conversa entre ambos foi definitiva", afirma Azedo, acrescentando que "agora, falta convencer o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), a concorrer à reeleição". Guerra, segundo a nota, está pensando em disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Jarbas está de férias em Búzios, litoral do Rio de Janeiro, hospedado na mesma casa em que se encontra o senador Sérgio Guerra. A reportagem não conseguiu entrar em contato com ele. Já o tucano disse, por telefone, desconhecer qualquer contato entre o peemedebista e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Informou que tem estado com Jarbas, mas que a sucessão estadual não tem sido motivo de conversas entre eles.

"Acho que não houve (conversa). Tenho falado com Fernando Henrique quase todos os dias. Falei ontem (quarta-feira), no domingo, e não tenho conhecimento de encontro ou telefonema dele para Jarbas", afirmou Guerra, acrescentando que seu projeto é concorrer à reeleição.

Deputada estadual pelo PSDB e ex-secretária estadual durante o governo do senador peemedebista (1999-2006), Terezinha Nunes reiterou as palavras de Guerra. Ela disse também não saber de conversas entre FHC e Jarbas e declarou que o presidente do PSDB concorrerá, sim, ao Senado. "Sérgio Guerra está decidido a renovar o mandato. Ele já comunicou ao partido", salientou.

A parlamentar informou, ainda, que Guerra não colocou condição alguma para estar na chapa majoritária, contrariandoa especulação de que ele só aceitará sair para o Senado se Jarbas for candidato a governador. "Ele informou que será candidato e não falou em condições para que isso aconteça".

"Nos dentes" - A decisão de Jarbas é esperada com ansiedade pelos seus aliados da oposição. PSDB, DEM, PPS e PMDB não trabalham com outro nome para enfrentar o governador Eduardo Campos. Os oposicionistas acreditam e declaram que o senador é o único representante do bloco com capacidade para fazer frente ao socialista.

Do lado da situação, a expectativa é de que o senador aceite o desafio de enfrentar Eduardo. Embora nenhum governista declare publicamente, existe uma preferência velada pelo nome do peemedebista no Palácio do Campo das Princesas. No final do ano passado, assessores de alto escalão afirmavam, em reserva, que os socialistas estão com a "faca nos dentes" para entrar na campanha contra o senador.

No Response to "Jarbas: Decisão Tomada"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina