Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

A injustiça cometida com Fernando Henrique Cardoso

{ Posted on 19:48 by Edmar Lyra Filho }

Certas vezes leio na imprensa pernambucana e brasileira, críticas ao Ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Umas corretas, outras, em sua maioria, injustas.

O Brasil vive um bom momento econômico, uma perspectiva de estruturação das instituições, sobretudo, a estruturação da democracia.

Lula foi responsável por isso? Sim, ele teve seus méritos em sete anos de governo, ingressando no derradeiro ano agora em 2010. Porém, seu maior mérito, sem dúvidas, foi manter a política econômica estabelecida pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Caso Lula tivesse mudado tudo, como ele havia prometido se fosse eleito, seu governo teria levado o país à bancarrota. Porém, o Presidente Lula teve o mérito de reconhecer os avanços iniciados por Fernando Henrique e manteve-os.

A política social do recém-iniciado Governo Lula em 2003 consistia em acabar com o Bolsa-Renda, Vale-Gás e Bolsa-Escola, a ideia inicial era criar o Programa Fome Zero, distribuindo alimento para todos os brasileiros, através de multirões do Governo.

Porém, Lula teve novamente a sapiência de manter os programas sociais do Governo FHC, unificando-os e ampliando-os. Hoje, o Governo Lula diz que criou o Bolsa-Família e que 'nunca antes na história deste país' se teve um governo que trabalhou pelo social. Mas, o contexto histórico mostra que Fernando Henrique teve a visão de distribuir renda e viabilizar uma educação melhor.

Quando existem discussões sobre o Governo FHC, criticam a privatização da Vale, da Telebrás e de outras estatais. Porém, Fernando Henrique apenas seguiu um modelo macroeconômico que estava e está em evidência. A prova é tanta que Lula quando assumiu o Governo não reestatizou as empresas privatizadas.

Há uma tremenda injustiça com Fernando Henrique Cardoso, um Presidente que, sem dúvidas, foi muito bom para o Brasil. Participou de um contexto histórico fundamental para a consolidação do Brasil com uma verdadeira institucionalização da República.

Passado o Governo Lula, não se pode dizer que Lula foi um Presidente exuberante, além das expectativas, e o principal, melhor que os outros. Lula não fez as reformas que o Brasil precisava, Lula não aproveitou sua aprovação para deixar uma marca à altura do que os brasileiros lhes dão de aprovação.

Porém, não serei injusto com Lula, e não deixo de reconhecer suas virtudes como Presidente. Aconteceram avanços importantes em seu Governo. Lula sai, em 1 de janeiro de 2011, muito maior do que entrou em 1 de janeiro de 2003. E o Presidente que entrar, não poderá mudar drasticamente os avanços acontecidos no Governo Lula, terá que dar continuidade.

No Response to "A injustiça cometida com Fernando Henrique Cardoso"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina