Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Sem Jarbas, o nome é Raul Henry

{ Posted on 17:35 by Edmar Lyra Filho }

O meio político de Pernambuco está aguardando ansiosamente a definição da candidatura de Jarbas Vasconcelos ao Governo de Pernambuco em outubro. Não só o grupo político do Senador, como também seus opositores esperam sua definição.

Na minha concepção, Jarbas não será candidato em outubro por algumas razões. A primeira é o fato do posicionamento de Jarbas contra o Governo Lula, um posicionamento coerente e verdadeiro, até justo. Porém, não é bem isso que a oposição precisa para uma candidatura majoritária, sobretudo quando coloca-se que o Brasil pode mais, e que quer ser um governo de continuidade ao projeto continuado por Lula que foi iniciado por FHC.

Diante deste fato, a candidatura de Jarbas Vasconcelos fica inviável. Além do mais, Jarbas não precisa mais provar nada a ninguém. Foi Deputado, Prefeito por duas vezes, Governador por duas vezes e Senador mais votado da história de Pernambuco.

Jarbas chegou num momento que, ser Governador novamente, é apenas um detalhe. Sua história política o mostra como um dos maiores líderes de Pernambuco, quiçá o maior.

Diante desse contexto, a oposição precisa renovar e inovar, e neste âmbito, a candidatura de Jarbas Vasconcelos se torna desnecessária. Mesmo que surgisse em condições melhores.

O nome para esta renovação e inovação é Raul Henry, que foi candidato a Prefeito do Recife, notadamente pré-candidato a Prefeito em 2012, e que surge como uma alternativa brilhante a não-candidatura de Jarbas Vasconcelos.

Por quê? Porque Raul Henry é um jovem político da nova geração, que já foi Vice-Prefeito do Recife, Secretário, Deputado Estadual e atualmente é Deputado Federal.

Em 2008, tinha apenas 2% das intenções de voto no início da campanha, chegou a 17% dos votos válidos, depois de João da Costa(o eleito), foi o candidato que mais cresceu e que saiu em condições favoráveis para novas disputas majoritárias.

A candidatura de Raul Henry ao Governo representa não só a oposição nem o espaço político de Jarbas Vasconcelos, como também a necessidade de apostar em novos nomes para que tenhamos quadros de elevado nível para exercer funções públicas.

Uma candidatura majoritária para Raul Henry se torna necessária neste contexto, pois, lhe coloca em condições de se tornar um político conhecido pela maioria da população pernambucana e sobretudo a população recifense, que é o foco dele para 2012.

O nome que se tornaria mais plausível para compor chapa com Raul Henry seria a advogada Helena Brennand Guerra, filha do Senador Sérgio Guerra, que disputará cadeira na Câmara dos Deputados.

Para o Senado, poderia manter-se a candidatura de Marco Maciel (DEM) e Guilherme Robalinho (PPS). Ou trocar Maciel, colocando-lhe para a Câmara dos Deputados, para que este seja outro puxador de votos para a bancada de oposição. Neste caso, lançaria o Ex-Deputado Guilherme Coelho para o Senado visando garantir espaços no Sertão do São Francisco.

A votação que estes candidatos tivessem na majoritária seria de vital importância para pleitos futuros. Se eventualmente Raul Henry conseguisse a vitória, surpreenderia a todos e se tornaria uma grande liderança política em Pernambuco.

Viabilizando o projeto de outros políticos, como é o caso de Mendonça Filho para a Prefeitura do Recife em 2012. Caso Raul Henry não obtenha a vitória, mas consiga demarcar um grande espaço, é fundamental que José Serra, caso seja eleito, o aproveite ne sua equipe ministerial.

No Response to "Sem Jarbas, o nome é Raul Henry"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina