Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Com Serra, o Brasil pode mais

{ Posted on 02:28 by Edmar Lyra Filho }
Por Raul Henry

Um dos princípios que regem os regimes democráticos é a possibilidade real da alternância do poder. É no debate democrático que os partidos apresentam à sociedade seus candidatos com suas respectivas propostas.

Este ano, o Brasil, mais uma vez, vai realizar as eleições gerais para a Presidência da República, os Governos dos Estados e os Parlamentos nacionais e estaduais. Nos últimos pleitos, o embate tem se dado entre dois grandes blocos de forças políticas – um liderado pelo PT, o outro pelo PSDB.

No último sábado (10/04), em Brasília, o PSDB apresentou ao país o seu candidato: o ex-governador de São Paulo, José Serra. Ele tem uma vida toda dedicada à militância política. Filho de uma família humilde, do bairro da Mocca, em São Paulo, aos 20 anos, já demonstrava liderança ao presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Com o Golpe de 1964, foi obrigado a se exilar no Chile, onde participou do famoso grupo de estudiosos do desenvolvimento econômico, reunidos na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), sob a liderança do reconhecido professor Raúl Prebisch.

Com o Golpe Militar contra Salvador Allende, no Chile, mais uma vez foi obrigado a se exilar, desta vez nos Estados Unidos, onde estudou na Universidade de Cornell e depois trabalhou na prestigiosa Universidade de Princeton. Nesse período, Serra foi um dedicado estudioso das questões do desenvolvimento econômico e nunca deixou de concentrar sua atenção nos problemas brasileiros.

Após a Anistia, com sua volta ao Brasil, ocupou vários cargos públicos: foi secretário de Planejamento do governador de São Paulo Franco Montoro, deputado constituinte com mais de 200 emendas aprovadas no novo texto constitucional, senador da República e ministro do Planejamento e da Saúde no Governo de Fernando Henrique Cardoso, além de prefeito da capital paulista e governador de São Paulo.

Por onde passou, deixou uma marca de gestor competente, austero e obstinado. Nunca teve seu nome ligado a escândalos, fato lamentavelmente tão comum ao atual cenário político do país. Na pré-convenção de sábado, Serra mostrou mais. Deu uma demonstração incontestável do quanto se preparou para ocupar o cargo máximo da República.

Em um discurso irrepreensível, tratou dos mais variados temas da vida nacional, de forma elevada e propositiva. Exaltou a atividade pública como instrumento de transformação da sociedade, os valores republicanos e defendeu a unidade nacional em torno de um projeto para o país. Usando o argumento que o Brasil pode mais, apresentou diretrizes de um programa de governo para a saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, desenvolvimento econômico, entre outras áreas.

Para mim, que estou inserido no conjunto dessas forças, o evento do sábado deixou a clara convicção de que nós temos hoje as duas coisas mais importantes para uma campanha eleitoral: o melhor candidato e um projeto consistente e realista para a promoção do desenvolvimento social e econômico do país.

No Response to "Com Serra, o Brasil pode mais"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina