Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

João Paulo apequenou-se

{ Posted on 20:51 by Edmar Lyra Filho }

Na minha concepção, João Paulo é o grande líder das esquerdas de Pernambuco. Emergiu do povo e chegou ao posto de chefe do executivo da capital pernambucana numa eleição histórica contra o então 'imbatível' Roberto Magalhães. Sua vitória viabilizou a quebra da hegemonia da União por Pernambuco, que tenderia a durar muitos anos caso Roberto Magalhães tivesse sido reeleito em 2000.

João Paulo nunca foi respeitado pela alta cúpula do PT, bem como dos aliados PSB, PCdoB e demais. Justamente por não ser um 'Doutô'. Como é o caso de Humberto Costa, Eduardo Campos e muitos outros. João Paulo tem muito mais do que a qualificação profissional. Tem a qualificação política, tem cheiro de povo e gosto de povo. Coisa que nenhum desses têm, nem Eduardo Campos, nem Humberto Costa.

João Paulo, na política, só não se compara ao 'Nosso Guia', Luiz Inácio Lula da Silva, que de fato é o político mais carismático da história desse país. Para não fugir à regra, nunca antes na história desse país se teve um Presidente com tanto jeito e tanta cara de povo como o Presidente Lula. Isso ninguém pode negar. E João Paulo tem essa característica.

Nunca fui defensor do gestor João Paulo, também o achava por diversas vezes arrogante em excesso quando ele zombava da oposição e de alguns setores da sociedade. Porém, não posso negar que como político, no âmbito eleitoral, João Paulo é uma grande força de Pernambuco, e jamais poderia ter sido rifado do processo eleitoral majoritário de 2010.

João Paulo agora tem a oportunidade de seguir seu caminho, potencializar suas capacidades, transformar sua capacidade eleitoral em virtude política. Afinal, ele é bom de urna, mas é péssimo de articulação. Por isso fez um sucessor que lhe traiu, mendigou cargo na esfera federal, e como golpe fatal, aceitou ser Secretário de Estado, um cargo que, nessa altura do campeonato, só lhe fez diminuir políticamente.

João Paulo precisa ir para onde lhe queiram bem e acreditem nele. Com certeza este lugar não é o PT nem a Frente Popular. Não cogito que João Paulo venha a disputar a Prefeitura do Recife em 2012 por um partido de oposição. Creio que, se ele souber se capitalizar, apoiará um candidato da oposição que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2008, e diante da vitória, João Paulo ser alçado ao Palácio do Campo das Princesas contra o seu algoz Humberto Costa em 2014.

É difícil mudar uma vida inteira, uma história partidária, porém, é fundamental que o político ou militante, esteja onde ele é bem-vindo e é respeitado. Coisa que no caso de João Paulo, não acontece dentro do Partido dos Trabalhadores e da Frente Popular, mesmo João Paulo tendo todo esse capital eleitoral que conhecemos.

No Response to "João Paulo apequenou-se"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina