Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Obama Presidente, vitória do mundo.

{ Posted on 00:09 by Edmar Lyra Filho }
Por Edmar Lyra

Há aproximadamente um ano e meio, acompanho as eleições nos Estados Unidos. Lembro-me das prévias democratas e republicanas.

Na prévia democrata, tínhamos três candidatos: Hillary Clinton, John Eduards e Barack Obama. Na Republicana tínhamos quatro: John McCain, Mike Huckabee, Rudolph Giuliani e Mitt Romney.

Nas prévias republicanas, John McCain venceu com larga vantagem, e foi escolhido como o candidato republicano com algumas prévias de antecedência.

Nas prévias democratas, a briga foi grande entre Hillary Clinton e Barack Obama, sendo decidido quase que no final, em favor de Obama.

Chegamos às eleições com dois candidatos, de um lado John McCain, 72 anos, experiente. Representa o Partido Republicano, o mesmo de George W. Bush. É um homem com vasta carreira política, respeitado em todo o mundo pela sua tragetória de vida, pois, voltou de uma Guerra no Vietnã, é tido como um herói americano.

Do outro lado, Barack Obama, 47 anos, advogado, Senador da República, o único negro da atual legislatura do Senado Americano, e o primeiro negro ter a indicação de um partido grande para disputar a Casa Branca.

Temos dois excelentes candidatos à Presidência. Porém, Barack Obama demonstrou uma bela capacidade de argumentação, o seu discurso de Mudança, ou melhor, "CHANGE", soa como música nos ouvidos dos americanos e de todo o mundo. Fez uma campanha milionária, cerca de US$ 200 milhões, pois, optou pelo financiamento privado. Além de ter uma campanha diferenciada, com grande apelo pela mídia eletrônica, no caso, a internet. Conquistou os jovens americanos, e depois, conquistou o mundo.

Já John McCain optou pelo financiamento público, tendo como teto máximo US$ 87 milhões. O que dificultou um pouco sua campanha, porém, não deve ter sido fator determinate para a provável vitória de Obama.

Na verdade, a ótica da eleição americana, se as pesquisas se confirmarem, é que Barack Obama venceu, e não John McCain que perdeu. Ambos fizeram suas campanhas de uma maneira propositiva. Ambos tiveram apelo popular, pelas suas respectivas características. Porém, John McCain tinha a árdua tarefa de representar a continuidade do Governo Bush.

O mundo abraçou Barack Obama, não apenas pela possibilidade de ele ser o primeiro negro a chegar a Presidência do principal país do mundo. Mas, por toda sua capacidade política, é um líder nato. Um homem que nasceu para liderar. Venceu a esposa do ex-presidente Bill Clinton, Hillary.

Onde poucos acreditavam, Hillary tinha toda a estrutura do partido em torno dela, por diversos fatores, e Obama enfrentou as adversidades, conseguiu aglutinar forças e conquistar delegados e superdelegados dentro do partido.

Obama chega neste dia 4 de Novembro, um dia memorável para o mundo, como o favorito. É bem verdade, que na urna tudo pode acontecer. Mas, o anseio do mundo e dos Estados Unidos é que Obama seja o Presidente. Nas pesquisas, ele aparece com sete pontos de vantagem para McCain.

Por mais que haja erros, e que esses aconteçam acima da margem de erro, é muito difícil que sejam totalmente diferente do resultado.

Nesta terça-feira, 4 de Novembro de 2008, será um dos dias mais históricos do mundo, pois, teremos o próximo Presidente dos Estados Unidos negro. Infelizmente o racismo ainda é grande no mundo. Mas, essa demonstração dos Estados Unidos, é um importante passo para execrarmos de vez este mal que ocorre no mundo. Não só por isso. Obama também mostrará que o jovem sabe governar também.

Não é só o experiente, aquele que tem vasta carreira política, mas sim aquele que olha para o futuro. O futuro é de Obama, e Obama é o mundo. A vitória dele, representa a vitória do mundo. A vitória contra o preconceito racial, a vitória do jovem, a vitória de um mundo que está cansado das ações de George W. Bush.

No Response to "Obama Presidente, vitória do mundo."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina