Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Artigo: Governador Eduardo Campos: o homem que copiava.

{ Posted on 12:45 by Edmar Lyra Filho }

Por Edmar Lyra

Em outubro de 2006, Eduardo Campos era eleito Governador com mais de 65% dos votos no segundo turno contra o Ex-Governador Mendonça Filho.
O Governador no decorrer da campanha fez muitas promessas, como baixar a conta de energia, reduzir o preço das passagens, construir terminais integrados de passageiros, e o carro-chefe de sua campanha, a construção de três hospitais.

Muitas dessas promessas eram vistas por especialistas, como surreais. O então candidato utilizou bastante a questão da segurança pública, repassando a idéia que, se eleito, resolveria todos os problemas da segurança pública em Pernambuco. Era o verdadeiro salvador da pátria.

Assumiu o Governo, após ter feito aliança com diversos segmentos políticos. Um verdadeiro balaio de gatos. Foi pro secretariado, loteou o estado com os aliados, não observando muito a competência, mas, principalmente o retorno que o apoio político trouxe para a eleição do Governador.

Depois do secretariado formado, começou o modelo de gestão socialista. O que, na verdade, foi simplesmente a continuidade das boas ações do Governo Jarbas/Mendonça. Um modelo de gestão que tirou efetivamente Pernambuco do buraco que o Governo Arraes, do qual Eduardo Campos era o Secretário da Fazenda, deixou Pernambuco.

Passados quase 2 anos de gestão, Eduardo Campos não disse muito a que veio. Os três hospitais prometidos dificilmente sairão do papel em sua totalidade. A senha do SIAFEM que Eduardo Campos prometeu em campanha que seria liberada no primeiro dia de governo, até agora não saiu.

Logo no início da gestão socialista, Eduardo Campos retirou diversos programas de sucesso do Governo Jarbas/Mendonça. O Rumo à Universidade foi extinto por alguns meses, quando voltou, estava com um outro nome: PE no Futuro, mas não tinha a mesma funcionalidade do programa da gestão anterior.

Os arte-educadores do trânsito que Jarbas e Mendonça colocaram foram retirados, e agora, depois de 2 anos, foram recolocados.

Agora, depois de quase 2 anos de Governo, Eduardo Campos decide colocar o "Governo Presente", o que na verdade é uma pura cópia da Ação Integrada Pela Segurança.

Não é nenhum demérito Eduardo Campos aproveitar as coisas boas da gestão anterior, o erro está em deixar o tempo passar, e só quando está próximo da reeleição, quer mostrar serviço. Já que os três hospitais não serão construidos nesses próximos dois anos. Tendo em vista que com a crise econômica já é difícil manter o que tem, imagina construir outros ?

Eduardo Campos passou 2 anos de seu Governo, e até agora não disse pra quê veio no tocante à segurança pública. Os homicídios continuam com altas taxas, uma média brutal de 13 assassinatos por dia em Pernambuco. E, muito pouco foi feito.

Será que se Eduardo Campos tivesse mantido as boas ações do Governo Jarbas/Mendonça, com a renovação da frota de viaturas, com uma política pública efetiva para iluminar o estado em parceria com as prefeituras, entre outras ações, nosso estado não poderia ter uma média menor de homicídios por dia ?

Começamos a perceber que além de prometer mundos e fundos em campanha, e na prática não colocou nada, o Governador depois de retirar bons projetos de funcionamento, agora opta por copiar o Governo Jarbas/Mendonça. Podemos considerar que Eduardo Campos não sabe fazer nada novo, apenas dar continuidade ao que estava bom. Ou, quebrar o que já estava péssimo, como aconteceu no Governo Arraes.

As eleições de 2010 estão próximas e o Governador não terá muito o que apresentar a população, pelo menos, nada concreto, apenas blá-blá-blá. Porém, diferentemente de 2006, onde ele era o salvador da pátria, agora ele tem 4 anos de Governo para serem avaliados, e o povo irá cobrar e ver o que foi prometido em campanha e o que foi feito de fato.

5 Response to "Artigo: Governador Eduardo Campos: o homem que copiava."

Emidio Cavalcanti:Prezado Sr.Edmar Lyra,o seu artigo não corresponde à realidade.O governo Eduardo Campos simplesmente mudou a face do estado,imprimindo à sua economia e às ações sociais outro ritmo.O período anterior,me desculpe a simplificação,construiu uma estrada em 8 anos!Peço desculapas pelo tom com jeito de desabafo.Acontece que como economista e estatístico e participante de um grupo de estudos da UFPe,com outros profissionais,estamos realizando-de maneira independente e livre,não somos assessores do governo-um monitoramento permanente dos dados ,das propostas,dos resultados ...
Os resultados são francamente,de longe, favoráveis ao governo Eduardo Campos.

Caro Emídio Cavalcanti, eu não discordo que o Governo Eduardo Campos vem fazendo um bom trabalho. Acredito que ele pegou um estado bem estruturado para o desenvolvimento. Só acho que as boas ações do governo anterior não deveriam ter sido excluídas e posteriormente, após 2 anos, serem colocadas novamente. Apenas isso.

Emidio Calcanti:o estado não estava estruturado.João Recena está fazendo um minucioso levantamento com economistas e profissionais de várias tendências.É impressionante o estrago feito em 8 anos pelos que antecederam Eduardo Campos.Simplesmente o estado foi abandonado.
O povo parece ver bem as coisas.A extinta aliança de direita construída para derrotar Arraes perdeu todas as eleições depois que saíram do poder.E quanto à Arraes,ele perdeu de fato a eleição.Vale lembrar a frase de Hemingway:"Um homem pode ser destruído,mas nunca derrotado".Acho que esta frase cai bem em Miguel Arraes.O único estadista que Pernambuco gerou no século passado.

FLITIMHGOSTARIA QUE OUTROS GOVERNOS COPIASSEM VALORIZAR O PROFESSOR,PRIMEIRO A BIENAL DEPOIS UM COMPUTADOR FOI UMA INICIATIVA ADMIRÁVEL,JÁ QUE 0S ALUNOS AVANÇAM E PROFESSORES PARECEM PARAR NO TEMPO A TECNOLOGIA AVANÇA O SALÁRIO DO PROFESSOR É TARDIO.

Poderíamos conhecer o governador antes que fosse eleito,mas, a verdade só vem as claras depois que o mau aconteceu.Espero que o Sr.governador mude?Votar mais uma vez num político mentiroso,falso,tratante,enganador falta-me adjetivos para qualifica-lo,sou professora da rede estadual mas vou trabalhar com meus alunos e seus familiares.Votar nele mais nunca!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina