Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Carta da Juventude Democratas - Projeto de Lei da Meia Entrada

{ Posted on 01:09 by Edmar Lyra Filho }
É em protesto contra o projeto de lei 188 de 2007, tramitando sob relatoria da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que a Juventude Democratas apresenta total repulsa e indignação pela tentativa de, não só afastar os estudantes brasileiros dos meios de cultura, mas, também, de aparelhar ainda mais a União Nacional dos Estudantes.

O projeto tenta limitar a validade da meia-entrada para eventos culturais, colocando impedimentos para o seu uso durante finais de semanas e feriados, rege sobre uma possível cota máxima de 30% de ingressos no sistema de meia-entrada, prevê ressarcimento de meia-entrada para os produtores culturais com recursos do Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC) e ainda cria o monopólio da União Nacional dos Estudantes.

Juventude Democratas manifesta-se contra novo projeto de meia-entrada

O impedimento da meia-entrada em finais de semanas e feriados fere diretamente o acesso do estudante e do jovem à cultura, criando seu afastamento da sociedade da informação e um aumento considerável de seu custo de vida. Fazer isso é não só vetar o acesso democrático ao conhecimento, mas também uma incoerência frente ao alto nível de desemprego nesta camada da população;

A possibilidade de se instituir uma cota de meia-entrada, além de criar brechas para novas fraudes, é também mais uma forma de impedimento a democratização da cultura;

O uso do PRONAC para o ressarcimento de produtores culturais desvia os recursos da Lei Rouanet, restringindo ainda mais a qualidade e a quantidade de eventos culturais no país;

O monopólio da UNE, por mais que reduza fraudes na emissão das carteiras estudantis, auxilia ainda mais o seu aparelhamento em um momento onde se discute amplamente a sua representação estudantil. A UNE tem uma história de mais de sete décadas que não pode ser esquecida, mas as suas gestões mais recentes não são dignas da confiança do estudante. O monopólio só é benéfico para quem o detém.


Assim sendo, a Juventude DEMOCRATAS é favorável, sim, a uma revisão nas regulamentações da meia-entrada – desde sua emissão até sua utilização –, mas se coloca totalmente contrária ao Projeto de Lei apresentado, devido ao seu estímulo massivo à destruição da democratização dos meios de cultura e ao aparelhamento da União Nacional dos Estudantes.

1 Response to "Carta da Juventude Democratas - Projeto de Lei da Meia Entrada"

Olá. Existe algum representante de vcs aqui no Rio de Janeiro? Estamos promovendo um debate sobre este assunto no Conservatório Brasileiro de Música no dia 17 de Março entre pessoas pró e contrárias à revisão. Caso seja do interesse de vcs, e exista alguém para representá-los aqui no RJ, entre em contato comigo. Muito obrigado.
Prof. Ms. Marcelo Carneiro de Lima
marcelo.arcos2@gmail.com

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina