Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Democratas quer eleger sete federais em 2010

{ Posted on 19:13 by Edmar Lyra Filho }

Reorganização // Dono do melhor desempenho da oposição na eleição do Recife, partido coloca reeleição de Marco Maciel como prioridade

Josué Nogueira // Diario
josuenogueira.pe@diariosassociados.com.br


Derrotado na disputa pelo Executivo do Recife neste ano, o Democratas também encolheu no interior. De 41 prefeituras conquistadas em 2004 conseguiu apenas 19 em 5 de outubro. Mas ainda assim o partido faz planos ousados para 2010. Principalmente porque, mesmo com o insucesso, recebeu a maior votação da capital entre as siglas oposicionistas. Foram 206,8 mil votos (quase 25%) destinados ao candidado do partido, ex-governador e presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho. No interior os democratas também obiveram a melhor performance da oposição. Foram 19 prefeituras conquistadas contra 17 do PSDB e 10 do PMDB.

A expectativa para daqui a dois anos é fazer uma bancada federal forte, com sete deputados. Até mesmo uma lista de possíveis candidatos já está sendo trabalhada" pela legenda. São eles: os atuais parlamentares Roberto Magalhães e André de Paula (que seriam reeleitos), o ex-deputado Guilherme Coelho, o ex-prefeito e atual vereador eleito de Caruaru Tony Gel, o deputado estadual Augusto Coutinho e os ex-governadores Joaquim Francisco e Mendonça Filho. Para Assembléia Legislativa, o partido espera eleger dez parlamentares. Hoje a bancada conta com sete integrantes.

As estratégias para 2010 e o balanço das eleições deste ano serão discutidos pelo Democratas na próxima segunda-feira, numa reunião da executiva estadual, na sede da sigla. De acordo com Mendonça Filho, a prioridade do partido é formar uma chapa competitiva para as disputas de deputado federal e estadual e reeleger o senador Marco Maciel. "Na reunião de segunda, vamos discutir diretrizes para reforçar o partido".

Em meio aos planos eleitorais, o Democratas tenta assimilar a informação de que Roberto Magalhães não concorrerá à reeleição, abrindo mão da vida eletiva. A notícia, divulgada em entrevista concedida pelo parlamentar na segunda-feira passada, foi recebida com serenidade, mas já existe a torcida para que não seja uma decisão irreversível.

Segundo Mendonça, a decisão deve ser acatada, mas ele argumenta que ainda é cedo para se avaliar o que pode ocorrer. "Tenho respeito pelo político que é Dr. Roberto, além do respeito pessoal. Conseqüemente, respeitaremos a decisão que ele venha a tomar. Porém, temos ainda dois anos (para a eleição de 2010) e ele pode reavaliar", disse. "Ele é maduro, mas tem saúde e vitalidade e tem muito a contribuir para Pernambuco e para o país", completou.

Magalhães já foi governador de Pernambuco e prefeito do Recife está no quarto mandato. Ele disse que sente-se desestimulado a continuar, principalmente pelo fato da função de legislar ser hoje exercida pelo Executivo por meio de medidas provisórias. Ele também lamentou a onda de adesismo ao governo, o que tanto enfraquece a oposição.

Deputado diz que decisão reflete 'o hoje'

Roberto Magalhães diz que várias outras causas justificam sua decisão, mas não quis detalhá-las. Afirmou que a postura é definitiva no presente. Ou seja, algum fato novo poderia levá-lo a rever o que tem em mente. "Talvez alguma mudança na legislação. Mas a minha disposição (de parar) reflete o que sinto hoje. Só posso falar pelo presente. O futuro a Deus pertence", argumentou.

Ele revelou que desde que se reelegeu em 2006 vinha amadurecendo a idéia de não mais disputar novo mandanto. E destacou que sonha em ter um herdeiro político - no caso, o filho Carlos André Magalhães, advogado que em 2004 concorreu a vice-prefeito do Recife.

Mendonça diz que não irá tecer comentários mais aprofundados ou discutir a decisão de Magalhães publicamente. Adianta que conversará com o deputado no momento oporturno e elogiou André Magalhães.

No Response to "Democratas quer eleger sete federais em 2010"

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina