Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Olinda desaba no índice Firjan.

{ Posted on 20:06 by Edmar Lyra Filho }
Por Terezinha Nunes

Patrimônio da Humanidade e uma das maiores atrações turísticas e culturais de Pernambuco, o município de Olinda, que já abriga mais de 400 mil pessoas – o terceiro em população no Estado – regrediu no índice Firjan, que vem medindo o nível de desenvolvimento municipal brasileiro desde o ano 2000.

O levantamento deste ano, divulgado há poucos dias, demonstra que o município, que ocupava o primeiro lugar no estado em desenvolvimento municipal no ano 2000, está agora no 7.o lugar, tendo sido ultrapassado por Recife, Ipojuca, Petrolândia, Caruaru, Jaboatão e Paulista.

Com base em três vertentes principais - emprego e renda, educação e saúde – o que permite analisar a situação do município do ponto de vista econômico e social, o índice Firjan mostrava em 2000 que Olinda alcançava o índice 0,79 no que se refere a emprego e renda, 0,58 em educação e 0,78 em saúde.

Passados 11 anos, o município apresenta agora o índice de 0,68 em emprego e renda – um decréscimo significativo – teve uma melhora em educação, embora tímida, passando a 0,66, e em saúde ficou em 0,79.

No cômputo geral, o índice total de Olinda, juntando estes três itens, foi, tanto no ano 2000 quanto agora, o mesmo: 0,71.

Para quem fosse analisar somente a situação do município poderia parecer que Olinda estava apenas estagnada. Não é o caso, como mostra o levantamento. Na verdade, nesses 11 anos, os demais municípios cresceram enquanto Olinda não saiu do lugar.

No que se refere à educação e à saúde, por exemplo, mesmo tendo tido uma melhora entre 2000 e 2011, o município não está agora nem entre os dez melhores do estado nestas áreas. O décimo em educação, por exemplo, é o pequeno município de Quixaba, com índice 0,74 – oito a mais do que Olinda – e o décimo em saúde é Caruaru com índice 0,84 – cinco a mais do que Olinda. No quesito emprego e renda, Olinda ficou em décimo lugar.

O que estaria acontecendo com Olinda? Esta não parece ser uma questão difícil de explicar. Desde o ano 2000 Pernambuco vem melhorando seus índices de crescimento econômico tendo neste período crescido mais que o Brasil. A grande maioria dos municípios estaduais conseguiu de alguma forma – uns mais outros menos – acompanhar o estado.

Segundo a Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – responsável pelo levantamento, 99,5% dos municípios pernambucanos, por exemplo, melhoraram sua performance no período. Olinda não conseguiu chegar a isso.

Ainda hoje citada como “cidade-dormitório” porque seus habitantes em sua maioria deixam todos os dias o município para trabalhar nos municípios vizinhos, sobretudo no Recife, Olinda não conta até hoje com um plano de desenvolvimento que leve em conta suas vocações naturais, principalmente na área de serviços, nunca estudou devidamente a utilização de sua área rural para a alocação de industrias, e nem se beneficia devidamente do pólo turístico e cultural que é.

Só para citar um exemplo: qual o turista que, vindo para Pernambuco ou só a passeio ou também para fazer negócios, não gostaria de se hospedar em Olinda? Pois bem, neste quesito que é fundamental em uma cidade turística, a grande maioria fica em Recife porque Olinda não conta com número de leitos suficientes e nem há incentivo para que isto ocorra.

O turista visita o sítio histórico e volta. No máximo adquire artesanato ou alguma obra de arte. A cultura, que explode no carnaval, fica quase restrita ao sítio histórico. Não se conseguiu até hoje fazer com que ela descesse a ladeira e espalhasse seus benefícios por todos os bairros.

Hoje o turismo é o maior vetor de desenvolvimento nos países onde é tido como base principal da economia. É o setor econômico que gera mais renda e emprego. Olinda não está conseguindo se beneficiar disso por faltas de ousadia, planejamento e prioridade.

CURTAS
Lá e Lô
- O prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB) que se beneficiou do racha entre Fernando Bezerra Coelho e Gonzaga Patriota em sua primeira eleição, pode, da mesma forma, lucrar com os desentendimentos entre o PT e o PSB municipais na eleição de 2012. Se o PT emplacar Odacy , muitos que hoje estão ao lado de Fernando podem se aliar ao pemedebista. Da mesma forma, se Odacy for rifado, é o PT que pode beneficiar Lóssio. Aliás, ele conserva um bom relacionamento com a deputada estadual Isabel Cristina.

Paulista – Há três eleições tentando, sem sucesso, ser prefeito de Paulista, o deputado estadual Sérgio Leite (PT) tem em 2012 as melhores condições para chegar à vitória. Se não conseguir deve se despedir do sonho e continuar disputando mandatos legislativos.

Drogas – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, que lança este mês de dezembro um plano de combate às drogas no município com grande dimensão, vai à Colombia conhecer a experiência daquele país no assunto, hoje festejada internacionalmente.

No Response to "Olinda desaba no índice Firjan."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina