Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Daniel Coelho defende internamento para usuários de crack.

{ Posted on 01:53 by Edmar Lyra Filho }


“Não é à toa que o número de usuários de crack só faz crescer, no país, no Estado e municípios. As três esferas de governo estão cometendo um grande equívoco ao trata-los nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)”. A declaração foi feita pelo deputado Daniel Coelho, que cobrou, em plenário, um novo formato de tratamento, com internação, para pessoas com potencial agressivo, urgentemente.

“Todos condenamos o formato antigo, de tratamento em manicômios. Mas o CAPS não é uma saída para os dependentes do crack, que são acompanhados durante o dia e, à noite, voltam para casa. Essas pessoas precisam de internamento mínimo de seis meses, segundo especialistas”, afirmou o deputado. “Precisamos encontrar um novo formato, inclusive para pessoas que têm transtornos mais graves, como a esquizofrenia”.

Daniel Coelho colocou como alternativa parceria dos governos com instituições terapêuticas. “Hoje, vemos um desestímulo às comunidades terapêuticas, que são tratadas como inimigas. Não podemos continuar com essa luta ideológica, enquanto gerações são perdidas para a droga”, defendeu. “É assustador ver secretários de saúde tentando convencer a sociedade de que os usuários de crack vão se recuperar nos CAPS. Os centros ajudam apenas nos transtornos mais leves”.

O assunto provocou um amplo debate. O deputado Antônio de Moraes ressaltou os inúmeros casos de violência na família devido ao uso da droga e seu crescimento no interior, reforçando a necessidade de parceria do governo com instituições religiosas que já fazem o internamento. Questão também defendida por Cleiton Collins, que acusou perseguição às comunidades terapêuticas.

O deputado Sílvio Costa Filho sugeriu a criação de uma Lei de Incentivo ao Combate às Drogas e o deputado Waldemar Borges, líder do Governo, falou da possibilidade de uma audiência pública para que o Estado explique as ações que vêm sendo desenvolvidas. “As discussões devem acontecer em todas as frentes. O que não pode é nenhum governo se eximir do problema”, concluiu Daniel.

No Response to "Daniel Coelho defende internamento para usuários de crack."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina