Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

A doença de Lula e o Cisne Negro.

{ Posted on 13:07 by Edmar Lyra Filho }
Por Adriano Oliveira*

Fico incomodado quando observo nas redes sociais comentários desrespeitosos e provocativos quanto à doença do ex-presidente Lula. Como nós, seres humanos, dotados de interesses, emoções e desejos, ficamos felizes com a doença ou a tragédia de outrem? Esta é uma indagação espiritual, mas a sua resposta mostra que a opinião pública é tão heterogênea que existe espaço para indivíduos comemorarem a tragédia alheia.

Apesar de discordar de variadas ações políticas de Lula em sua era presidencial, reconheço a sua importância para o Brasil. Lula, como bem mostra o livro “O Que Sei de Lula” (José Nêumane Pinto), construiu a sua carreira política em busca de um objetivo: dar condições aos brasileiros despossuídos de adquirirem posses. O que importa para Lula não é se um governo é de Esquerda ou de Direita. O que importa para ele é se as pessoas estão consumindo.

O objetivo de Lula é louvável. E as suas ações em sua era presidencial mostram claramente a ideia errônea que várias pessoas tentaram implantar junto à sua imagem: Lula é um homem de Esquerda. Um socialista.

O excelente livro “O Que Sei de Lula” mostra que Lula não optou por pautar a sua conduta política entre dois espaços – Esquerda e Direita. Independente de ser de Esquerda ou de Direita, Lula tinha em mente promover ações para possibilitar que milhões de brasileiros se transformassem em milhões de consumidores. Portanto, Lula é capitalista.

Em razão das ações meritórias promovidas por FHC e a sabedoria de Lula, o ex-presidente conseguiu fazer com que milhões de brasileiros virassem consumidores. Em razão disto, além de aspectos emocionais e de imagens que estão associados ao seu jeito de falar e de ser, Lula se transformou em um ídolo.

A enfermidade de Lula terá impacto junto aos eleitores e aos atores políticos. Os eleitores rezarão. Ficarão preocupados. Emoções surgirão, as quais poderão beneficiar competidores políticos.

Por outro lado, a enfermidade do presidente Lula gerará desconfiança junto aos seus aliados. Muitos, considerando apenas o cálculo político, construirão cenários políticos desconsiderando a presença do ex-presidente nas eleições de 2012 e de 2014. Por consequência, novas lideranças e pólos de poder poderão surgir.

Cisnes Negros são eventos que podem vir a aparecer na trajetória eleitoral. A presença deles é de difícil previsão. Quando eles surgem, contextos políticos podem sofrer abruptas mudanças. A enfermidade de Lula é um típico caso de Cisne Negro.

Boa sorte ao ex-presidente Lula. Torço pela sua recuperação!

*Adriano Oliveira é cientista político.

No Response to "A doença de Lula e o Cisne Negro."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina