Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Os riscos dos novos estádios em Pernambuco.

{ Posted on 15:07 by Edmar Lyra Filho }
O Sport havia anunciado há algum tempo a construção de uma arena multiuso e demolição de toda a Ilha do Retiro. Um projeto sem dúvidas arrojado. Sobretudo para um clube que disputa a Série B do campeonato brasileiro e fica oscilando no futebol.

O Náutico, mais recentemente, anunciou a possível venda do estádio dos Aflitos para mandar seus jogos na futura Arena da Copa em São Lourenço da Mata.

Dos dois projetos, acredito o mais factível o do Náutico, porque depende do governo fazer a Arena da Copa, e os recursos da venda dos Aflitos poderão ser investidos em outros setores como Centro de Treinamento, Esportes Amadores, etc.

A grande dúvida seria quanto a torcida, que coloca em média 14 ou 15 mil torcedores nos Aflitos, reduto da maioria da torcida do Náutico. Será que o clube teria condições de lotar um estádio distante daquela área com mais do que o dobro da capacidade dos Aflitos? O tempo dirá. Mas, em tese, dificilmente conseguirá.

Observando a questão do Sport, acho mais complexa. Diante do fato de que tem um estádio consolidado, demolir toda a Ilha do Retiro beira a loucura. Sobretudo, diante do elevado custo do projeto e da falta de apoio institucional para colocá-lo em prática.

Ficar à mercê da iniciativa privada, diante de uma situação econômica de possível caos, é um risco sem tamanhos. Sobretudo quando o Sport tem uma média de 18 mil expectadores por jogo. Não sabemos a eficácia de um projeto como este. Talvez fosse melhor investir em uma reforma do que começar do zero.

Sport e Náutico estão se deixando levar pelo boom da Copa do Mundo. Mas já sabemos que Portugal quebrou depois da Eurocopa de 2004, a África do Sul ficou com diversos estádios que viraram elefantes brancos. Quem garante que isso não vá ocorrer com o Brasil? E quem apostar alto nesses projetos mirabolantes pode se dar mal.

Ao Santa Cruz, que se tornou o primo pobre, mesmo sendo o clube mais popular de Pernambuco e lotando seu estádio, resta investir na manutenção do Arruda e na modernização da gestão do seu futebol. Porque seus adversários podem estar cavando suas respectivas sepulturas.

Mesmo estando disputando a última divisão do futebol brasileiro, poderá no médio prazo se reerguer e aproveitar este possível equívoco dos seus rivais.

No Response to "Os riscos dos novos estádios em Pernambuco."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina